Portugaltunas - Tunas de Portugal

V Collipo
/5 ( votos)

V Collipo

A Reportagem

Decorreu em Leiria nos passados dias 14 e 15 de Março, mais um Festival de Tunas organizado pela Trovantina - Tuna do Instituto Politécnico de Leiria - o "V Collipo", que contou com a presença a concurso da Magna Tuna Cartola, Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar, Desertuna - Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, Gatunos - Tuna Académica da ESEIG, e a Participação Especial do grupo "Quartet for Fun".


No dia 14, o prato forte foi a Noite de Serenatas à Cidade, que decorreu na Biblioteca Afonso Lopes Vieira (junto ao Terreiro). Para além das tunas a concurso, que conseguiram cativar todos os presentes com as suas serenatas, ainda houve oportunidade de ver e ouvir as Tunas Leirienses, em participação extraconcurso: A Instituna, Tum'Acanénica e a Higiatuna. Ainda uma participação Especial da Tuna da ESTM: A_marTuna. Seguiu-se o ansiado convívio nos Claustros do Convento de Sto. Estevão (antigo Magistério), até altas horas.


Durante o sábado à tarde as tunas realizaram o tradicional Pasacalles pelas ruas de Leiria.
À noite, pelas 21:30h teve início o certame competitivo, no Teatro José Lúcio da Silva, sala praticamente esgotada, para ver as tunas presentes.


A música começou com a atuação extraconcurso da Trovantina, com 37 elementos em palco deu o mote para a noite, acompanhada pelo quarteto de cordas "Quartet for Fun", interpretou os temas interligados entre si, "Pipo", "Doce Olhar","Eterno Amante" e "Nas Adegas". De seguida "Pipo".
A primeira tuna a concurso foram os Gatunos, com 30 elementos em palco, iniciaram a atuação com um poema de Acácio Pais dedicado a todos os presentes e à cidade de Leiria, seguido pelo tradicional "Te Quiero", "Carvoeiras" onde sobressaiu o solista e os seus 3 pandeiretas, o instrumental "Aria", do grande compositor Bach dedicado a todas as tunas, a música de solista "Nunca me Esqueci de Ti" de Rui Veloso e para finalizar um tema original: "Sentir a Tradição", com destaque para os pandeiretas e bandeiras.


A segunda tuna a concurso foi a Desertuna com 40 elementos em palco, foi a tuna que apresentou mais tunos no palco, tendo mostrado um grande trabalho cénico, iniciou com 5 pandeiretas a sua atuação, arrancando logo uma grande ovação do público. O primeiro tema foi uma adaptação das "4 Estações" de Vivaldi e "Toninho", seguido de "Covilhã" dedicado a elementos da tuna a passar por situações menos boas, em que os bandeiras e pandeiretas ofereceram rosas ao público. O momento seguinte era composto por 4 peças "Praia Lusitana" (instrumental), "Nau e o Sonho", "Adamastor" (com início em latim) e "Chegada à India" (instrumental), que formaram a música "Odisseia". Destaque para as bandeiras e pandeiretas que conquistaram o público de início ao fim.

Depois de um muito breve intervalo, surgiu em palco a Tuna Templária, com 22 elemento em palco foi a tuna que contou com menos presenças. Iniciou a atuação com "O Galo é o Dono dos Ovos" de Sérgio Godinho, com destaque para o solista e bandeiras no final. O segundo tema foi uma marcha apresentada em estreia: "Acorda a Sorrir Lisboa" dedicado a todos os ex-tunos que estavam presentes na sala. A música de solista foi o conhecido "Só Nós Dois", antecedida de um poema dedicado à cidade de Leiria, que mereceu o apreço do público. A "Canção do Mar" foi o instrumental escolhido, seguido de uma nova estreia: "Gelado de Verão" de António Variações, e para o fim ficou o divertido "Pensando em Ti" com 3 pandeiretas a oferecer rosas ao público e a coreografia de toda a tuna no final.


A quarta e última tuna a concurso foi a Magna Tuna Cartola com 25 elementos em palco. Iniciaram a atuação com o conhecido efeito de luzes e som de garrafas e o tema "Dona Morte", seguido do original "Macho Português" com arranjos bem conseguidos. A "Serenata Nova" foi dedicada às meninas presentes. "Aveiro" é mais um tema original, com as típicas paragens e mudanças de ritmo a que esta tuna nos habituou, que foram do agrado do público presente no teatro. A última música apresentada foi "A Triste História de um Cartola". Uma atuação em que para além das coreografias, teve bons arranjos a nível instrumental e vocal.


Enquanto não saiam as deliberações finais, ainda houve tempo para o regresso ao palco da tuna organizadora - a Trovantina, que como seria de esperar, teve uma receção muito calorosa por parte de todo o Teatro. Depois dos habituais agradecimentos, ainda houve tempo para exibir uma pequena compilação de fotos e recortes de notícias, em homenagem aos antigos tunos, em jeito de surpresa, e a entrega de um violino ao tuno Alexandre "sócio" como simbolo da amizade entre todos. Depois de chamados os antigos tunos a palco ainda houve tempo para interpretar o tema "Pipo", o mais conhecido da tuna, antes da entrega dos prémios que ficaram assim distribuídos:

Melhor Serenata - Magna Tuna Cartola
Melhor Pandeireta - Desertuna- Tuna Académica da Universidade da Beira Interior
Melhor Estandarte - Desertuna- Tuna Académica da Universidade da Beira Interior
Melhor Solista - Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar
Melhor Instrumental - Desertuna- Tuna Académica da Universidade da Beira Interior

Tuna Mais Tuna - Desertuna- Tuna Académica da Universidade da Beira Interior
Tuna do Publico - Desertuna- Tuna Académica da Universidade da Beira Interior

Melhor Tuna - Magna Tuna Cartola

O After-Party teve lugar no Estádio Magalhães Pessoa, onde todos os tunos e apoiantes se juntaram até altas horas.

Ponto positivo, terá sido a sala e o público presente, que respondeu sempre de maneira positiva às atuações de todas as tunas e o som de qualidade bastante razoável, para além do "After-Party" de sábado, um espaço agradável e espaçoso para o tipo de eventos a que se destinava.


Como ponto menos positivo, terá sido o convívio entre tunas durante todo o certame, que nos pareceu um pouco distante para um normal evento deste tipo, e a apresentação entre as tunas a cargo de um aluno do IPL, nem sempre bem conseguida.

 Aqui fica a reportagem do "Jornal de Leiria":

https://www.youtube.com/watch?v=k4nFKUEgkBU&feature=youtu.be&app=desktop 

Parceiros