Portugaltunas - Tunas de Portugal

V  FelTunas
/5 ( votos)

V FelTunas

Festival De Tunas

Decorreu nos dias 28 e 29 de Abril o V FelTunas - Festival de Tunas "Cidade de Felgueiras", organizado pela TUSA - Tuna Académica da ESTGF/IPP.

O Programa de actos do certame iniciou-se no dia 28, pelas 17.00h com a recepção das Tunas a concurso, as quais tardaram em chegar.

Pelas 23.00h, e após o jantar, com as Tunas já em "peso", iniciou-se a noite de Serenatas nas Escadarias da Camara Municipal de Felgueiras.


De inicio e extra-concurso, a Tuna Feminina da ESTGF, abrilhantou a noite com o tema: "Amor sou tua" de Amália Rodrigues.


De seguida a primeira tuna a concurso, a TAESAD - Tuna Académica da ESAD com duas belas serenatas, o seu original "Pedras Preciosas" e tema espanhol " Silencio".


A Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto, encantou as donzelas com "Dedicaçao" e "Chamateia".


Os Gatunos - Tuna Académica da ESEIG interpretou dois temas bastante conhecidos, os quais o publico calorosamente acompanhou, " Menina estas a janela" e "O Teu Segredo".


A ultima tuna a concurso na noite Serenatas, foi a Tuna-Mus - Tuna Medica da UBI e com um original e "Haja o que houver" de Madredeus, emocionaram as donzelas presentes.


A fechar a noite de Serenatas a Tuna organizadora, a TUSA, terminou em beleza com os temas "Linda Princesa" e a estreia do seu novo orginal, "Os Teus olhos", o qual surpreendeu todos presentes, pela beleza da letra deste novo tema. As Serenatas cativaram o público presente com momentos de puro romantismo por parte dos trovadores que assim cativaram as donzelas presentes.

O 1º dia do Festival encerrou com festa no bar Double Face, com muita animação, confreternização e espirito académico.

No dia 29, após almoço na cantina da ESTGF, e devido as condições climatéricas bastante adversas, foi cancelado o Pasacalles. Mas não foi por este motivo que animação parou, assim, as tunas passaram a tarde em alguns "Tascos Académicos" da Cidade de Felgueiras alegrando todos aqueles que por la passavam, sempre a tocar e cantar acompanhados também por algumas "loiras"

Finalmente, à noite, e após jantar, o Festival em palco, com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras decorreu nas "Portas da Cidade" inserido no palco das "Feiras de Maio", com a participação extra-concurso da Tuna Feminina da ESTGF. A concurso e com actuações que empolgaram o publico presente, estiveram a TAULP, TAESAD, Gatunos e Tuna Mus. Tuna MUs - Tuna Medica da UBI:

A encerrar o espectaculo em palco actuou a Tuna Académica da ESTGF - TUSA. No final e de acordo com os critérios do Regulamento do FelTunas, o Juri Extra-Palco e Juri de Palco, deliberou:

Melhor Serenata: Tuna Mus - Tuna Medica da UBI
Melhor Pandeireta: Gatunos - Tuna Academica da ESEIG
Melhor Estandarte: Tuna Mus - Tuna Medica da UBI
Melhor Solista: TAESAD - Tuna Academica da ESAD
Melhor Instrumental: TAULP - Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto
Tuna + Tuna: Tuna Mus - Tuna Medica da UBI
Melhor Tuna: Tuna Mus - Tuna Medica da UBI

O Festival prolongou-se com mais uma bela Noite Académica ate ao nascer do Sol!

Por ultimo, e mais uma vez obrigado a todos que colaboram com a organização do festival, obrigado as tunas participantes, e o nosso obrigado e Parabéns a Tuna Feminina da ESTGF, grupo o qual tem poucos meses, mas muito se tem esforçado para crescer "saudavelmente".

Até para o Ano!

Parceiros