Portugaltunas - Tunas de Portugal

TUSA vence em Espanha
/5 ( votos)

TUSA vence em Espanha

Tuna Vence II Encuentro Mundial De Tunas Em Mojácar

 

A T.U.S.A. - Tuna Universitas Scientiarum Agrariarum da Universidade dos Açores venceu o prémio de melhor tuna no "Encuentro Mundial de Tunas 2011", o maior festival mundial de grupos universitários, realizado no passado fim-de-semana na cidade espanhola de Mojácar.


Para além (...), os jovens terceirenses trouxeram para casa também os prémios de Melhor Pandeireta e Melhor Porta-estandarte.


O certame, organizado pela Tuna de Ciências da Universidade de Granada, contou com (cerca de) 30 tunas oriundas de Espanha, Holanda, México, Porto Rico, Colômbia, Peru, Holanda e Portugal, sendo esta a primeira vez que uma tuna nacional vence o primeiro prémio.


Segundo Manuel Pinheiro, magister da T.U.S.A, apresentaram-se a concurso grupos com "grande experiência musical, muito perfeccionistas nas suas actuações", o que obrigou os elementos da Universidade dos Açores "a estarmos ao nosso melhor nível, o que nos obrigou a um grande trabalho de preparação deste festival".


A tuna de Angra começou por actuar nas meias-finais, no dia 8 de Abril, sendo uma das seis apuradas para a grande final, onde apresentou quatro temas originais, " A despedida", " Amor Distante", "Cidade do estudante" e um instrumental.


De acordo com Manuel Pinheiro, o júri valorizou, não apenas a qualidade vocal e instrumental do grupo, mas especialmente a sua presença em palco "gostaram muito da nossa interacção com o público", explica.

Sucesso além fronteiras

A T.U.S.A levou até terras espanholas a totalidade dos seus 38 elementos, naquela que foi a primeira actuação da tuna em palcos internacionais.
"Correu tudo muito bem, foi muito cansativo, só de carro foi uma deslocação de doze horas, mas estávamos muito bem preparados e fomos muito bem recebidos por todos", refere o magister
O convite para participar naquele que é o grande evento mundial de tunas, surgiu na sequência de contactos entre a T.U.S.A e a tuna de Granada para a participação destes no Ciclone, festival organizado pelos estudantes da Terceira.


Como explica Manuel Pinheiro, "eles já nos tinham visto e sempre gostaram das nossas actuações, dai o convite para irmos ao Encontro Mundial".


A excelente prestação em Espanha levou a que a Tuna da Universidade dos Açores tenha em mãos convites para actuações não só no país vizinho mas também na Holanda ou Porto Rico, destinos "proibitivos" para a T.U.S.A em termos financeiros.


"Esta viagem foi muito difícil em termos financeiros", explica o líder do grupo, apesar de terem contado com apoios da Universidade dos Açores e da Câmara de Angra do Heroísmo, entre outras entidades, o que inviabiliza mais deslocações ao estrangeiro nos próximos tempos.


Agora (...) o magister da T.U.S.A fala na "grande responsabilidade" que os elementos da tuna terão para fazer valer esse título, que apanhou todos de surpresa, "o objectivo era chegar à final".

in a União (http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=23527)

Parceiros