Portugaltunas - Tunas de Portugal

Tun´ Elas: Reportagem
/5 ( votos)

Tun´ Elas: Reportagem

Realizado No Passado Dia 9 De Abril

Realizou-se no passado dia 9 de Abril no Auditório Magno do ISEP a 5ª edição do Tun'elas, Festival de Tunas Femininas organizado pela Tesuna, cujo tema desta edição era a publicidade, tendo as Tunas apresentado várias citações as mais diversas publicidades do panorama nacional.

As Tunas a concurso foram:


Pikatuna - Tuna Feminina de Enfermagem Santa Maria
Tuna Feminina de Biomédicas
Tuna Feminina da Universidade Lusíada do Porto
Sirigaitas - Tuna Feminina de Farmácia do Porto
TFISEL - Tuna Feminina do ISEL


Após uma breve apresentação pela Tesuna, iniciaram-se as "festividades" com a Pikatuna que se apresentou uma uma claque organizada e muito apoio do público. Interpretaram entre outros, o seu Hino e original "Alma Na Voz", "Mãe Negra" e "Menina das 7 Saias". Foi uma boa e agradável prestação, e para quem não as conhece está numa boa altura de lhes dar uma vista de olhos.

Em seguida entrou em cena as Sirigaitas, também com uma claque ruidosa em seu apoio. Apresentaram-se bastantes elementos em palco e com muita garra. Apresentaram um tema Instrumental novo, o original "Magia", "Vinho do Porto" e o seu mítico "Tractor Amarelo".

A finalizar a 1ª parte e ainda a concurso, apresentou-se a Tuna Feminina de Biomédicas que iniciaram com o seu hino,  o seu tema Instrumental, um tema original, "História de un Amor" e "Maria Papoila" para encerrar.

Depois de um breve intervalo para molhar a garganta entrou em palco, e como Tuna extra-concurso, a Tuna TS que interpretaram os temas "Ran Kan Kan", "Madrugada",  "Movimento Perpétuo Associativo" e "Oxalá".

Em seguida, entrou em cena a Tuna Feminina da Universidade Lusíada com uma boa prestação musical mas com falhas na apresentação. "Sinfonia 40" como instrumental, "Canção do Mar", "Jamas" e o original "O Porto" foram alguns dos temas apresentados.

Para finalizar a vertente competitiva e vindas de Lisboa com uma claque razoável, apresentou-se a TFISEL com muita alegria que apresentaram alguns temas originais como "Sonho de Tunante " e "Estudante Trajado", "A Desfolhada" como tema instrumental e o seu recente "Só Gosto de Ti".

Em seguida entra em palco a Tuna organizadora deste festival com casa cheia e alegre que apresentaram temas como o seu Hino, "Fado Português" e "Restolho" no meio de várias dedicatórias e algumas despedidas.

O júri deliberou:


Melhor Estandarte - TFBiomédicas
Melhor Pandeireta - Sirigaitas
Melhor Solista - Pikatuna
Melhor Instrumental - TF Universidade Lusíada Porto
Melhor Original - TFISEL
Melhor Claque - Pikatuna
Tuna mais Tuna - Sirigaitas
Melhor Tuna - Sirigaitas.

A festa seguiu para o bar da AE ISEP até longas horas da madrugada.

De positivo a casa cheia e as mais variadas apresentações publicitarias que também fazem parte do negativo, pois a apresentação em vídeo demorava em arrancar visual ou sonoramente, sendo que do nada e durante uma música aparece uma apresentação nas alturas. E o som, apesar da boa acústica da sala, apresentou falhas de vez em quando.

Parabéns à Tesuna!

Parceiros