Portugaltunas - Tunas de Portugal

Serenatas ao Berço 2011
/5 ( votos)

Serenatas ao Berço 2011

A Reportagem Completa Deste Grande Festival...

Realizou-se no passado dia 26 de Março na cidade de Guimarães o festival de tunas femininas "V Serenatas ao Berço" organizado pela Tun´Obebes - Tuna feminina de Engenharia da Universidade do Minho.
Foi com o auditório nobre da Universidade do Minho praticamente lotado que se deu início a este festival.

A Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho apresentou-se em palco com cerca de 25 elementos dando início a sua actuação com um tema original, "Lenda da Fonte". Seguiu-se uma música dos Ala dos Namorados "Há dias". Continuou a sua animada actuação com "É tão Bom" e "Afonsino". Terminaram a sua apresentação com o tema "Brasileirinho".

A primeira tuna a concurso veio de Coimbra e apresentou nada mais do que sete temas. A tuna feminina de Medicina de Coimbra entrou em palco com "Tuna Adelante" seguindo-se "O caloiro". Continuou com "Serenata" e "Canto Sentido" onde se destaca a porta-estandarte vencedora desta noite. Seguiu-se o seu instrumental intitulado "Pó de estrelas". "Feitiço de Amor" encanta toda a plateia e o júri que atribui a este tema o prémio de melhor solista. Finalizam a actuação com "Memórias".

De Vila Real apresentam-se agora os 25 elementos da Vibratuna - Tuna feminina da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Dão início a sua prestação com um instrumental "Revolução" destacando-se a coreografia das pandeiretas vencedoras desta noite. Segue-se um arranjo vocal intitulado "Tempo". "Sem ti", uma serenata interpretada pela solista foi o tema que se seguiu. Terminaram a sua actuação dedicada ao dia mundial do planeta, com um original, "Alé UTAD".

Depois de um breve intervalo sobe a palco a TFISEL - Tuna Feminina do Instituto de Engenharia de Lisboa.
Brindam todos os presentes com um arranjo vocal, "Ele e Ela". Continuam com o seu hino "Ode à Tuna" seguindo-se o tema vencedor de melhor serenata, "Só gosto de ti". Seguem-se os temas "Tradições", sendo este o instrumental, e "Rapazote". Encerram com uma marcha lisboeta intitulada "Lisboa e Tejo".

A última tuna a concurso a subir a palco é antagonicamente a primeira tuna feminina portuguesa, a Tuna feminina do Orfeão Universitário do Porto.
Deram início à sua actuação com o conhecido tema "Pela Luz dos Olhos Teus". Seguiram-se "Douro ao Luar", uma serenata e o instrumental galardoado "Perestroika". "Canção do Mar", música de Amália Rodrigues e onde entra em acção a solista. Terminam a sua prestação com "El Milagro de Tus Ojos", sendo premiada com o prémio de Melhor Tuna.

Enquanto o júri tem a árdua tarefa de deliberar sobe a palco a tuna da casa, a Tun´Obebes.
Já com a presença em palco dos antigos e futuros membros desta tuna seguem-se temas como "Guimarães Preciosa" e "Copos Negros". Ainda há tempo para " Instrumentalho do trabalho", um instrumental original e terminam a noite com "Memórias" o hino da tuna.

A festa continuou no B.A. onde é atribuído o prémio Tuna Mais Tuna a TFISEL.

O júri:
Djalme Silva - 1º Ensaiador da Tun´Obebes
Francisco Silva - Fundador e Ex-Magister da Afonsina
Nino Pereira - Elemnto e Ex-ensaiador da Afonsina
Sidonie Costa - Ex-ensaiadora da Tun´Obebes
Vasco Faria - Professor de Trompete na Escola Profissional de Música de Espinho

Prémios:
Serenata - Tuna Feminina do Instituto de Engenharia de Lisboa
Solista - Tuna Feminina de Medicina de Coimbra
Instrumental - Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto
Pandeireta - Vibratuna
Estandarte - Tuna Feminina de Medicina de Coimbra
Tuna + Tuna - Tuna Feminina do Instituto de Engenharia de Lisboa
Melhor Tuna - Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto

Foi uma grande festa, aguardamos mais uma "serenata" no próximo ano!


Parceiros