Portugaltunas - Tunas de Portugal

Plasência inundada por Tunas
/5 ( votos)

Plasência inundada por Tunas

Um Certame Com Muita "movida"

Decorreu no passado fim-de-semana o certame de circuito de Tunas Universitárias e de Distrito, numa organização da Tuna Universitária de Plasência, cidade magnífica que foi “inundada” por Tunos de várias latitudes da Península Ibérica, com a presença pela 1ª vez de uma Tuna portuguesa.

Este certame contou com uma organização de muito bom nível, proporcionando uma excelente estadia a todos os participantes, com particular destaque para o magnífico teatro Alcazar, praticamente cheio e com uma acústica soberba. De destacar igualmente o acolhimento das gentes de Plasência, notando-se claramente que se trata de uma cidade ainda virgem em matéria Tunante.

Na 1ª actuação perante este circuito, a representação portuguesa a cargo da Tuna do Distrito Universitário do Porto foi positiva, fazendo neste evento a estreia absoluta de dois novos temas, “ La Negra Tomasa” – do cubano Guillermo Rodríguez Fife - e “Estrela da Tarde” de José Carlos Ary dos Santos.


O Jurado Castelhano, composto maioritariamente por personalidades ligadas à edilidade e ao Turismo locais, deliberou então, distribuindo os seguintes prémios:


Melhor Tuna: Tuna Universitária Carlos III de Madrid.
2ª Melhor Tuna: Tuna da Universidade Autónoma de Madrid.
3ª Melhor Tuna: Tuna Universitária de Santander.
Melhor Pasacalles: Tuna Universitária Alfonso X de Madrid
Melhor Solista: Tuna do Distrito Universitário do Porto.
Melhor Pandeireta: Tuna Universitária das Baleares
Melhor Ronda: Tuna Universitária de Jaen.


Um grande fim-de-semana, uma “movida” excelente numa cidade inundada por Tunas, grande acolhimento, boa organização e um grande espectáculo de Tunas Universitárias. O circuito segue para o ano em Jaen.

Parceiros