Portugaltunas - Tunas de Portugal

Olimpo: A Reportagem
/5 ( votos)

Olimpo: A Reportagem

Decorreu No Passado Dia 26 De Março Mais Um Olimpo

Decorreu no passado dia 26 de Março mais um Olimpo, brilhantemente organizado pela TAFIPCB – Tuna Feminina Académica do Instituto Politécnico de Castelo Branco.




Durante a tarde decorreu o Passacalles pelos Bares do Centro Cívico de Castelo Branco com as Tunas a mostrarem a sua alegria como aperitivo para a noite do Festival.




À noite, num Cine Teatro Avenida muito bem composto de público, abriu o espectáculo a Tuna anfitriã, TAFIPCB, com duas músicas: a estreia de “Criaturas da Noite” e o seu já conhecido “Medley Carlos Paião”.




De seguida iniciou-se o espectáculo com a TFIPCA – Tuna Feminina do IPCA de Barcelos. Apresentaram um medley com as canções “Srª do Almortão” e “Sete Mulheres do Minho”, seguindo com “Fado Estudante”, “Todas as ruas do amor”, “Terra da Lenda”, “Desfolhada” e “Hino da TFIPCA”. Esta actuação ficou marcada pela irreverência e humor bem característico desta Tuna.




Seguiu-se a Afrodituna – Tuna Feminina da ESEIG da Póvoa do Varzim. Apresentou o instrumental “Ao ritmo das ondas”, “Vida de Estudante”, “Barco Negro”, “Brilho Dental” e “Capas Negras”. Fica marcada a actuação pela qualidade das suas Porta-Estandartes.




Depois do intervalo, regressou a TAFIPCB com “Trocadilho”, “Irás recordar-me”, “Ferreiro” e “Desfolhada”, com a presença da maioria das suas veteranas, entretanto chamadas ao palco.




De seguida, actuou a TFEP – Tuna Feminina de Economia do Porto que apresentou o instrumental “Amelie”, “La vida es un Carnaval”, “A fuego lento”, “Falésia” e “Vinho do Porto”. Fica marcada pelos arranjos vocais e musicais, assim como pelas excelentes coreografias entre pandeiretas e estandartes.




Seguiu-se a In’Spiritus Tuna – Tuna Feminina da Cooperativa Egas Moniz com os temas “Senhor Vinho”, “Anos da Faculdade”, o instrumental “Queda do Império”, “Eu sei”, “Capas Negras” terminando com o “Hino In’Spiritus Tuna”. Fica marcada esta actuação pelos arranjos musicais e a interacção entre estandartes e pandeiretas.




Para finalizar a noite, enquanto o júri deliberava, apresentou-se a Castra Leuca – Tuna Académica Masculina do IPCB interpretando “Academia Albicastrense” em conjunto com a TAFICPB. De seguida apresentaram “Medley Albicastrense”, “Rapsódia” e o seu “Hino Castra Leuca.” Fica marcada esta actuação por um estandarte de palmo e meio que subiu a palco para abrilhantar a noite, assim como os seus arranjos vocais e o seu verdadeiro Porta-Estandarte de muito nível.




De seguida, foram entregues os prémios da seguinte forma:




Melhor Tuna – TFEP – Tuna Feminina de Economia do Porto

2ª Melhor Tuna – Afrodituna – Tuna Feminina da ESEIG da Póvoa do Varzim

Tuna + Tuna – Afrodituna – Tuna Feminina da ESEIG da Póvoa do Varzim

Melhor Solista – TFIPCA – Tuna Feminina do IPCA de Barcelos

Melhor Instrumental – TFEP – Tuna Feminina de Economia do Porto

Melhor Original – In’Spiritus Tuna – Tuna Feminina da Cooperativa Egas Moniz

Melhor Passacalles – Afrodituna – Tuna Feminina da ESEIG da Póvoa do Varzim

Melhor Pandeireta – TFEP – Tuna Feminina de Economia do Porto

Melhor Porta-Estandarte – Afrodituna – Tuna Feminina da ESEIG da Póvoa do Varzim




Depois do festival, a animação decorreu pela noite fora terminando com um almoço de despedida.




Os parabéns à TAFIPCB pela brilhante organização e pelo excelente Olimpo que apresentou a Castelo Branco

Parceiros