Portugaltunas - Tunas de Portugal

Moura Encantada: A reportagem
/5 ( votos)

Moura Encantada: A reportagem

"A Feminina" Conquista Faro

Foi no passado fim de semana de 20 e 21 de Novembro que se realizou mais uma edição do Moura Encantada, a 7ª, realizada pela Feminis Ferventis.

Apesar de ser na cidade de Faro, o frio fez-se sentir, mas nada que as Tunas não o soubessem combater. As Tunas foram chegando aos poucos e Faro e encontraram-se todas na festa que se realizou no BA com muita folia e animação até o sol raiar.

Depois de umas horas de repouso rumou tudo para o almoço na cantina da Penha e seguiram para as Gambelas, onde se realizariam as restantes actividades do Festival, nomeadamente os jogos e o festival. Depois do jantar as Tunas estavam a postos para mais um Moura Encantada.

A abrir o festival esteve a Versus Tuna - Tuna Académica da Universidade do Algarve, muita animada e apresentando-se apenas com repertório original, iniciando com o instrumental “Variações Para Bandolim em Si Menor”, seguido de “Moura Encantada” em que foi apropriado para o Festival e com o solista a puxar pela sua voz. Terminaram a actuação com "Noites em Tuna" com muita garra e pandeiretas e bandeiras a fechar a performance.

A 1ª Tuna a concurso veio da Madeira, a Tuna D'Elas - Tuna Feminina da Universidade da Madeira, apresentou-se como habitual, com um sketch de entrada a dar o mote para o seu "Hino", original, com direito a tudo: pandeiretas, estandartes e pelo meio um bailinho versão Madeira. Em seguida acalmaram as hostes com "Haja o Que Houver", com 2 solistas a intercalarem-se e complementarem-se ao longo da música. Em seguida o seu Instrumental, "Melodias de Offenbach" dando um bom espectáculo e também com as pandeiretas e bandeiras a ajudar a festa. Seguiram-se com mais um original, "Boémia" e para terminar em grande com "Passa a Tuna", também original.

Em seguida, veio a Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora, que iniciaram a sua actuação com "O Ferreiro" e seguiram com o original "Madrugada". Seguiu-se "Laurindinha" em que se destacam os arranjos vocais e depois deram o mote para o seu tema Instrumental de bom nível, mas muito curto. Continuaram com mais um arranjo original "Amores de Estudantes" e acalmaram o público com "Olhos Negros", terminando com "Namoradeira", mais um tema original. Apresentaram-se muito divertidas em palco e com algumas piadas bem conseguidas.

Depois de um intervalo, para saciar o estomâgo, surgiu a 3ª Tuna a concurso a Tuna Feminina que veio de Castelo Branco que iniciou a sua actuação com um medley de músicas de Carlos Paião como "Pó de Arroz", "Cinderela" e "Playback", com direito a pandeiretas e estandartes. Em seguida uma música de solista (não registei o nome) e seguiram com a "Desfolhada". Apresentaram em seguida "Serenata", tema original e como tema Instrumental um meddley de música dos "ABBA". Terminaram a actuação com "Ferreiro" com pandeiretas, estandarte e bandeiras. Esta Tuna apresentou-se com poucos instrumentos em palco, em que se destaca a sua violinista.

E para finalizar as Tunas a concurso, e vindas de Lisboa, A Feminina começou a sua actuação com o "Barco Vai de Saída" com a solista a não complicar e seus estandartes e pandeiretas a brilhar. Seguiu-se o tema instrumental também com boa qualidade e mais uma vez para a solista mostrar as suas qualidades interpretaram "Maria Lisboa". Em seguida cantaram "Molineiro" e "Venham mais 5", terminando a actuação com  "O Ferreiro" com direito a todo o espectáculo de pandeiretas e estandartes.

Em seguida actuou a Tuna da casa, Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve. Iniciou a sua actuação com um arranjo de um tema das Tucanas “Molhar o pé” seguido do original "Sina de uma Caloira". Prosseguiu com o seu instrumental do filme de Che Guevara, seguido do original "Despedida". Depois de chamar os antigos elementos da tuna a palco terminou a sua actuação com “Hino da Tuna”. 

O júri deliberou o seguinte:


Melhor Pandeireta: A Feminina
Melhor Estandarte: A Feminina
Melhor Solista: A Feminina
Melhor Instrumental: Tuna D'Elas
Melhor Original: Tuna D'Elas
Tuna mais Tuna: TAFUÉ
Melhor Tuna: A Feminina

A festa seguiu com muita animação para o Shake com música Brasileira a animar a malta.Aguarda-se pela próxima edição do Moura Encantada. Parabéns Fefés e muito obrigado pela recepção e simpatia.

Parceiros