Portugaltunas - Tunas de Portugal

IX Templário
/5 ( votos)

IX Templário

A Reportagem

IX Templário

Mais um encontro de amigos por terras nabantinas!

Tudo começou na sexta-feira à noite com um mega-arraial da Praça da República, junto à Câmara Municipal, enquanto as tunas vinham chegando aos poucos. Entretanto a noite era aquecida ao som do grupo de DJ's "Jesus & Judas" que deu luz e cor à festa que já se previa.

A primeira noite, sem qualquer tipo de competição, serviu para reforçar o convívio entre as tunas presentes, sendo elas:

-TUNADÃO 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
-Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
-Magna Tuna Cartola da Universidade de Aveiro
-Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho

Sábado, após a festa de sexta teve um acordar difícil, mas a recuperação foi feita lentamente, ao ritmo do "Pig&Beer" (porco no espeto e a dita cervejola) que esperava as tunas junto às margens do rio Nabão.

Por volta das 15h começa o pasacalles junto à Ponte Velha da cidade, que terminou logo de seguida na Praça da República com a respectiva Serenata às guias nas janelas da Câmara.

À noite começa o festival, com a presença do Rancho Folclórico de Carregueiros a inicial o espectáculo, já que o tema do festival era a "Etnografia e Tradições Ribatejanas".

Logo de seguida, um dos mais conhecidos actores da cidade encena um dos seus monólogos "Carolina" entre mais alguns que recria durante a noite, sendo o mais conhecido - o famoso "Gosto Disso".

A concurso começa a Azeituna, com um reportório recente, estreado em parte 15 dias antes na Guarda durante o OPPIDANA da Copituna d'Oppidana - Tuna Académica da Guarda, notando-se ainda a necessidade de alguma "rodagem". Mesmo assim uma boa actuação, onde se destaca a "Marcha dos Desalinhados", o instrumental vencedor da noite "Percursos" seguido do "Dá-me Lume" de Jorge Palma, e o tema "Suevos".

A segunda tuna da noite foi a Hinoportuna, que começou ao som dos bombos tão tradicionais por terras minhotas, e que fez estremecer completamente o público do Cine-Teatro Paraíso, arrancando assim para uma boa actuação, em que se destaca os seus pandeiretas e porta-estandartes, para além dos seus temas conhecidos em que homenageiam grandes intérpretes da música portuguesa, como sejam Zeca Afonso, Amália Rodrigues e Júlio Pereira. Dentro do tema do festival, tivemos ainda direito a uma pequena peça teatral envolvendo touros e forcados.

A seguir ao intervalo chega a palco a Magna Tuna Cartola de Aveiro, que começa o espectáculo do o tema "Dona Morte", e passa de seguida para músicas mais conhecidas do grupo, como sejam o "Macho Português" ou "Serenata Nova". Uma boa actuação, apesar de se ver muita gente nova na tuna, o estilo que os caracteriza está lá.

A fechar as tunas a concurso chegou de Viseu a Tunadão 1998. Sempre muito animada, surpreendeu o público tomarense com a sua constante variação musical começando com o seu já conhecido "medley" de temas originais "Ouvi Cantar", "Estudante de Viseu" e "Valsa da Madrugada". Destaque para as pandeiretas em grande estilo, e o aproveitamento do tema do festival para mais um momento de bom humor.

A fechar, enquanto o júri deliberava ainda actuou a tuna da casa - a Tuna Templária do IPT, que interpretou os novos temas "Non Nobis, Domine" do filme Henry V sobre o lema dos Templários, e os "10 Anos" do Paulo de Carvalho já que a tuna está prestes a completar essa data. Mais um excelente momento de interacção com o público durante o instrumental "Serenata Galante" visto por todos através da Rádio Cidade de Tomar que transmitiu em directo o festival (http://radio.cidadetomar.pt/ctvideos.php?id=9 )

Os prémios foram:

Melhor Pasacalles - TUNADÃO 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
Melhor Serenata - Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Melhor Pandeireta - TUNADÃO 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
Melhor Bandeira - Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Melhor Solista - Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Melhor Instrumental - Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho
Tuna do Público - TUNADÃO 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu

Tuna + Tuna - TUNADÃO 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu

2.ª Melhor Tuna - TUNADÃO 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu

Grande Prémio Templário - Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

A noite acabou em festa pelos bares da cidade.

Destaque ainda para o dia de Domingo no bar "AD-HOC" em que a esplanada e piscina fizeram as delicias e inveja de alguns, tudo misturado com frango grelhado e cerveja fresca.

Boa festa de amigos, e até ao X Templário!!!!

 

Parceiros