Portugaltunas - Tunas de Portugal

IX FITAM - Cidade de Matosinhos
/5 ( votos)

IX FITAM - Cidade de Matosinhos

"Less Is More", Um Teaser Que Define Bem O FITAM...

Um certame no mínimo, peculiar, este FITAM, que desde que se mudou de armas e bagagens para o palco das Festas do Sr. de Matosinhos ganhou um novo elan, o que o coloca na rota dos bons - e poucos - certames realizados ao ar livre, de forma totalmente gratuita e acessível, por isso, ao comum visitante de tão grandes festividades, alargando assim o conceito à sociedade civil de forma verdadeiramente eficaz.

 

Depois os anfitriões fazem o resto: O carinho, atenção, cuidado e disponibilidade permanente são uma imagem de marca - juntamente com outras, como as já famosas meninas do Red Bull a despertar as tunas, a sardinhada, o ETAM na noite anterior e as matriculas da DGV como prémios e por aí fora - que coloca o FITAM na rota daqueles certames onde faz todo o sentido a famosa frase "less is more".

 

Sintomaticamente, é a mesma frase acima - "less is more" - a que melhor caracteriza as actuações das tunas a concurso nesta edição do FITAM, mormente poder ter sido melhor a qualidade média das 4 actuações da noite. As honras de abertura couberam como habitualmente à Dolphituna, afilhadas da anfitriã Tuna Académica do IPAM, que cedeu o palco à competição saudável entre 4 reputadas tunas portuguesas.

 

A Tuna Bruna - Tuna Universitária da Figueira da Foz abriu as "hostilidades" na fresca noite de Sábado com uma abertura especialmente elaborada para o efeito - "Sr. de Matosinhos" - preparando o tema seguinte, de Carlos Paião e intitulado "Versos de Amor". Deu seguimento à actuação com o original "Maria" e o também original "Navegante", tendo brilhado aqui respectivamente um dos seus solistas e o seu porta-estandarte. Prosseguiu a actuação com o clássico "Munequita Linda" na voz do seu solista, depois "à Minha Maneira" com o final da mesma a pincelar a versão homónima dos Xutos e Pontapés, depois outro clássico,"Figueira" e mais um brilhante a capella a encerrar.

 

Da Madeira, a sua Estudantina Académica, que abriu a actuação com o original "Pescador" - estabelecendo uma simpática e coerente partilha entre as suas gentes e as de Matosinhos, do mar também elas - prosseguindo com outro original "Funchal de verde Manto", dando lugar a "Alma" - também original - passando pelo clássico "Júlia Florista", o hino "Estudantina Passa" e o remate final com "Sr. de Matosinhos", numa actuação onde o seu estandarte e pandeiretas estiveram acima da média, pecando apenas pelo "desaparecimento" dos naipes vocais, que não foram perceptíveis.

 

A Tuna Académica de Biomédicas foi a terceira Tuna a apresentar-se na noite de Sábado, abrindo a sua actuação com "A Morte Saiu à Rua" de José Afonso, seguindo-se o instrumental "Sonho Napolitano" - mistura de vários temas italianos populares - passando para o brasileiríssimo tema de Martinho da Vila "Mulheres". Seguiu com o recente "Corazon Espinado" - a melhor execução de toda a sua actuação - de Carlos Santana e encerrou a sua participação com "Memórias de um Tuno", original da T.A.B.

 

Finalmente e encerrando o concurso, a vencedora da edição anterior do FITAM, a Tuna de Tecnologias da Saúde, que iniciou a sua actuação com um novíssimo medley de temas do rock & roll português dos anos 80, continuando com "hava Nagila" como instrumental, "Rosa á janela", o novel "Cavaleiro Andante" eternizado por Rui Veloso, "Duas Cidades" e finalmente "Oxalá te Veja" a encerrar a actuação da Tuna TS.

 

Após a longa actuação da TAIPAM e enquanto o Jurado atribuía de acordo com os critérios definidos pela Organização e para cada prémio em disputa, eis que surge o veredicto final, que se resumiu à seguinte premiação:


Melhor Pasacalles - Não realizado
Melhor Serenata - Estudantina Académica da Madeira
Melhor Desempenho Instrumental - Estudantina Académica da Madeira
Melhor Estandarte - Estudantina Académica da Madeira
Melhor Pandeireta - Estudantina Académica da Madeira
Melhor Solista - Bruna - Tuna Universitária da Figueira da Foz

Tuna mais Tuna - Estudantina Académica da Madeira
Melhor Tuna - Bruna - Tuna Universitária da Figueira da Foz

 

Agradecer, finalmente, à TAIPAM o acolhimento e recepção ao PortugalTunas 

Parceiros