Portugaltunas - Tunas de Portugal

IV TOSTA MISTA
/5 ( votos)

IV TOSTA MISTA

A Reportagem

Nos passados dias 14, 15 e 16 de Outubro decorreu o IV TOSTA MISTA, Festival de Tunas Mistas da Cidade de Viseu, organizado pela Estudantina Universitária de Viseu.


O Festival contou com a presença das seguintes Tunas a concurso:
• TAUTAD, Tuna Académica da UTAD.
• Tu Na D'ESTES, Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
• SemperT'unos, Tuna Mista Académica da Escola Superior de Saúde de Setúbal
• Enftuna, Tuna Académica da Escola Superior de Saúde de Portalegre.

Na noite de sexta-feira (14 Outubro) teve lugar a Serenata em frente à Câmara Municipal de Viseu. A TAUTAD apresentou o original "Bossa Tuna" e o tema "Feiticeira" de Ângelo de Araújo do filme "Capas Negras". A Tu Na D'ESTES apresentou a sua serenata original "Eterno Beijo" dando de seguido um tom de festa com a sua "Rapsódia". Os SemperT'unos apresentaram os seus originais "Memórias" e "E se os teus olhos". A última Tuna a concurso, a Enftuna apresentou o tema "Anda comigo ver os aviões" dos Azeitonas e o original "O Caminho".

O Festival propriamente dito decorreu no sábado dia 15 na Aula Magna do Instituto Superior Politécnico de Viseu e teve início por volta das 21h30 com uma casa razoável.
A primeira Tuna a actuar foi os SemperT'unos que iniciaram a sua actuação com o original "Berço de Bocage" seguindo-se "Fado de uma rua qualquer" de Jorge Cruz. Os Sadinos apresentaram ainda "Amar" adaptação musical de um poema de Bocage e o original "Bom vinho", terminando a sua performance com mais um original "Pilinha de Marinheiro".

Seguiu-se a Tu Na D'ESTES que iniciou a sua actuação com "Canção de Embalar" de Zeca Afonso, seguido de "Fado Português" de Amália Rodrigues/Alain Oulman/José Régio na voz da solista Sílvia Vaz. Apresentaram ainda em estreia um Instrumental em "La menor", seguido do tema "Alegria" do Cirque du Soleil com apontamentos da solista júnior Dora e terminando com "Ressaca" original da extinta Tuna Académica da A.A. da UCP de Viseu.

A terceira Tuna a pisar o palco foi a TAUTAD que iniciou a sua prestação com um instrumental de entrada original, seguindo-se os originais "Tuna" e "Saudade". Apresentaram ainda "Foi Deus" de Amália Rodrigues e "Rapariga (Assim mesmo é que é)" da Estudantina Universitária de Coimbra, terminando com mais um original "Pelas vielas".

A última Tuna a concurso a actuar foi a Enftuna que inicou a sua actuação com uma adaptação musical do poema de José Régio "Toada de Portalegre" encadeado com o instrumental "Les jours heureux" de Yann Tiersen. Apresentaram ainda "No dia em que o rei fez anos" de José Cid, o original "No Farol" e "Canção de Madrugar" de Ary dos Santos interpretado pela solista Ana Luzia Cruz "Sininho". Terminaram com um 3 em 1 "Ser Tunante/Alma Renascida/Portalegre".

Enquanto o júri deliberava, a Estudantina Universitária de Viseu subiu ao palco apresentando "Bem bom/Amanhã de manhã" das Doce, "Nini dos meus 15 anos" de Paulo de Carvalho, "Festa" dos Despe e Siga e o original "Aqui" partilhado pelo estreante solista Daniel Simões e pelo experiente solista Hermínio Dias". Apresentaram ainda "Viseu Loucura" terminando com "Vultos".

No final, o júri deliberou:
* Melhor Serenata: Enftuna
* Melhor Instrumental: Enftuna
* Melhor Adaptação Musical: Tu Na D'ESTES
* Melhor Pandeireta: Enftuna
* Melhor Solista: Enftuna
* Melhor Porta-Estandarte: Enftuna
* Tuna mais Tuna: TAUTAD (atribuído pela EUV)
* 2ª Melhor Tuna: Tu Na D'ESTES
* Melhor Tuna: Enftuna
O Júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa a Diogo Taveira da TAUTAD pela sua prestação neste TOSTA MISTA.

De realçar as boas condições do som tanto na Aula Magna do ISPV como na noite da serenata ao ar livre e principalmente a excelente organização de todo Festival por parte da Estudantina Universitária de Viseu.
Em suma, a Enftuna vence e convence neste TOSTA MISTA e parabéns à Estudantina pelo seu IV TOSTA MISTA.

Até ao V TOSTA MISTA...

Parceiros