Portugaltunas - Tunas de Portugal

IV ENTRETUNAS
/5 ( votos)

IV ENTRETUNAS

A Reportagem

No passado Sábado 28 de Maio decorreu em Coimbra o IV Entretunas, Festival de Tunas Mista organizado pela K & Batuna, Tuna Académica Mista da Escola Superior de Educação de Coimbra.
Este festival contou com a presença das seguintes Tunas a concurso:
* Tu Na D'ESTES, Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
* Real Tuna Académica Neolisipo, Tuna Mista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
* Fortuna, Tuna Académica da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa

Após uma tarde passada a deambular pelas ruas históricas de Coimbra incluindo uma serenata na Sé Velha, o festival propriamente dito decorreu no auditório do IPJ de Coimbra e teve início pouco depois das 22h.

A primeira Tuna a pisar o palco foi a Tu Na D'ESTES que iniciou a sua actuação com o tema "Fado Português" de Amália Rodrigues interpretado pela solista Sílvia Vaz. Seguiram-se os temas "Canção de Embalar" de Zeca Afonso com um prelúdio interpretado a solo pela "Doritos", o original "Eterno Beijo" e "Retrato d' Homenzinho Pequenino com Frasco" da Banda do Casaco (1976). Terminaram com a "Ressaca" da extinta Tuna Académica da Associação Académica da UCP de Viseu, saindo de palco ao som de "Remember" de Summerlove.

A segunda Tuna a pisar o palco foi a RTA Neolisipo que apresentou "Balada de um Banco de Jardim" dos Azeitonas, seguindo-se os originais "Na Bruma" e "Lisboa com Swing". Foi ainda interpretado "Pasion" de Rodrigo Leão na voz da solista Ana Carlos Miguel, encadeado com o instrumental "Libertango" de Astor Piazzolla". Terminaram com o conhecido tema "Lisboa à Noite.

A última Tuna a concurso a actuar foi a Fortuna que iniciou a actuação com o tema "Um contra Outro" dos Deolinda, seguido do original "Alma Perdida" e do instrumental com sonoridade irlandesa "Karla with a K" dos The Hooters. Foi ainda interpretado o tema "Eu sei" de Sara Tavares. A Fortuna concluiu a sua prestação com o original "Ala P'ra Rusga".

A noite prosseguiu com a actuação da anfitriã K & Batuna que apresentou o seu hino "K & Batuna", o original "Amadeu", o instrumental "Fandango do Padrinho do Fantasma da Ópera", terminando com a "Balada da Saudade".

Antes da entrega dos prémios houve ainda lugar para a actuação dos Balbúrdia, banda rock cujo vocalista é elemento da K & Batuna.

Por fim o júri composto por Malengue da Tuna Iscalina, Dr. Alice Gariso da Delegação Regional do IPJ de Coimbra, Flávio Costa da Desconcertuna, Luís Mendes da TAUC e João Cristóvão Rodrigues dos Santiago - Sons da Alma, deliberou:
* Prémio "Maior da Aldeia" (prémio individual entregue ao tuno que mais se destacou durante todo o dia do Festival e atribuido pela K & Batuna): Beja (Fortuna)
* Melhor Pandeireta: RTA Neolisipo
* Melhor Porta-Estandarte: Fortuna
* Melhor Solista: Tu Na D'ESTES
* Melhor Original: Fortuna
* Melhor Instrumental: Fortuna
* Tuna Mais Mista (Arranjos vocais): Tu Na D'ESTES
* Tuna + Tuna (atribuído pela K & Batuna): Fortuna
* Melhor Tuna: RTA Neolisipo

Apesar das pequenas dimensões do auditório do IPJ, a lotação esteve longe de esgotar embora com o desenrolar da noite as tunas que actuaram foram compondo a sala. De destacar a boa acústica do referido auditório, embora com uma razoável qualidade do som condicionado principalmente ao nível da captação, não tirando desta forma um maior proveito do excelente PA utilizado.

Falta apenas felicitar a K & Batuna pela organização do seu IV Entretunas e às Tunas presentes pelo espectáculo proporcionado.
Até ao V Entretunas...

Parceiros