Portugaltunas - Tunas de Portugal

Infantuna Cidade de Viseu, 21 anos de partilha
/5 ( votos)

Infantuna Cidade de Viseu, 21 anos de partilha

O Espetáculo Do 21º Aniversário...

Decorreu no passado dia 8 de Dezembro, o espetáculo de festejo do 21º aniversário da Infantuna Cidade de Viseu. A cantar desde 12 de Dezembro de 1991, a Infantuna é um dos símbolos da Senhora da Beira, sempre muito presente na cidade, tendo, ao longo dos anos, obtido o carinho e admiração de todos os viseenses, e do público em geral, por todos os sítios onde passou.
 
Desta vez, a Infantuna decidiu não organizar o habitual FITUV (Festival Internacional de Tunas Universitárias da Cidade de Viseu), e realizar um espetáculo com vários projetos musicais, dos quais fazem parte os seus elementos. De destacar o cariz solidário do evento, durante o qual se fez recolha de alimentos para a Cáritas Diocesana.
 
O evento decorreu na Aula Magna do Instituto politécnico de Viseu, com a sala quase cheia, e foi iniciado pelos anfitriões, numa versão conjunta com o público, do hino da cidade - "Viseu Senhora da Beira".
 
Os momentos musicais foram alternados com a apresentação do Dr. José Costa, e as várias entrevistas por ele realizadas, a alguns elementos do público, membros honorários e personalidades de várias instituições ligadas à Infantuna.
 
Pelo palco passaram diversos grupos, com um cariz musical bastante diversificado:
 
- Xibinhas: grupo de música folk/tradicional, com uma sonoridade bastante divertida e alegria contagiante.
 
- Gaiteiro Cêpa Torta: grupo originário de Cantanhede, com repertório bastante forte em nomes como Sérgio Godinho e Zeca Afonso, entre outros.
 
- Pedro Duvalle: este grupo apresentou um novo espetáculo, acústico, de covers de diversos artistas rock/pop.
 
- Coro Mozart: coro juvenil formado em 2006, sob a direcção musical do Dr. Dionísio Vila Maior. Este grupo apresenta uma qualidade inigualável, executando uma mistura de excelentes arranjos vocais, com coreografias animadas.
 
- Grupo de Fados do Orfeão de Viseu: Grupo de fado e baladas de Coimbra, nascido no seio do Orfeão de Viseu.
 
- Musicando: Grupo que combina a música com a dança tradicionais, bastante animado, e com um repertório de música tradicional muito bem executado.
 
- Fado em Si: Grupo de fado de Lisboa, onde se destaca a fantástica voz da vocalista, Dina Pinto.
 
Por entre as atuações dos diferentes grupos, houve alguns momentos musicais bastante especiais, protagonizados pelos filhos de alguns Infantunos. Ouviram-se várias peças em diferentes instrumentos como o violino, a percussão, a guitarra, o acordeão e o piano. Estes pequenos "infantuninhos", deliciaram a todos com o seu talento musical, que se revelou muito grande.
 
A terminar o espetáculo, a Infantuna interpretou alguns dos temas do seu repertório habitual, na sua maioria originais: "Saudade", "Infantuna tuna tuna", "Infantuna very nice", "Feira de São Mateus", "Navegamos a cantar", "Viseu Menina" e "Indo eu, Indo eu", tendo sido, esta última à capella, e encerrado o espetáculo.
 
Eis o vídeo do último mo mento musical da noite:
 
https://www.youtube.com/watch?v=RSohi_5xQfc 
 
 
Os nossos parabéns à Infantuna Cidade de Viseu pelos seus 21 anos de dedicação e de partilha!

Parceiros