Portugaltunas - Tunas de Portugal

III TOSTA MISTA
/5 ( votos)

III TOSTA MISTA

A Reportagem

III TOSTA MISTA

Nos passados dias 22 e 23 de Outubro de 2010 decorreu o III TOSTA MISTA, Festival de Tunas Mistas organizado pela Estudantina Universitária de Viseu.
O Festival contou com a presença das seguintes Tunas a concurso:
• Viriatuna, Tuna Académica da Escola Superior de Saúde de Viseu.
• Tuna PAPASMISTO, Tuna Mista do Instituto Politécnico de Portalegre
• Tu Na D'ESTES, Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
• Tuna Iscalina, Tuna do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

No dia 22 teve lugar a Serenata em frente à Câmara Municipal de Viseu. A abertura da noite de serenatas ficou a carga do Real Tunel Académico, bem como o encerramento da mesma. Relativamente às Tunas a concurso, a Viriatuna apresentou o tema original "Brevemente", a Tuna Papasmisto a adaptação do tema "A saudade" e a Tu Na D'ESTES uma adaptação do tema "Dedicação" da Estudantina Universitária do Coimbra. A Tuna Iscalina não apresentou serenata.
O Festival propriamente dito decorreu no sábado dia 23 na Aula Magna do Instituto Superior Politécnico de Viseu e teve início por volta das 21h30 com uma boa assistência.
Estava previsto a actuação da Infantuna Cidade de Viseu para abrir este festival mas dado o momento de luto, a Infantuna não actuou, tendo sido feito um minuto de silêncio em homenagem ao Tozé Batista.


A primeira Tuna a actuar foi a Viriatuna que iniciou a sua actuação com o tema "O que faz falta" de Zeca Afonso, seguindo-se "Vaca de Fogo" de Madredeus na voz da solista Liliana Costa. Apresentaram ainda o seu instrumental original "Sol Menor", terminando a actuação com uma "Enchurrada", 3 originais da Viriatuna encadeados.


Seguiu-se a Tuna PapasMisto que iniciou a sua actuação com o seu "Instrumental" original, seguindo-se os temas "Capote" (original), "Flor da Murta" (tradicional), "Canção de Portalegre" uma adaptação musical de um poema de José Régio e "Vejam Bem" de Zeca Afonso. Foram ainda apresentados a adaptação da balada "A saudade", seguindo-se mais um tema tradicional na voz do solista To Zé, terminando a actuação com o original "Po Po Po".


A terceira Tuna a pisar o palco foi a Tu Na D'ESTES que iniciou a sua actuação com "Fado Português" de Amália Rodrigues/Alain Oulman/José Régio na voz da solista Sílvia Vaz, seguindo-se "Canção de Embalar" de Zeca Afonso e o original "Eterno Beijo". Foi ainda apresentada a adaptação do tema "Homenzinho (Retrato D' Homenzinho Pequenino Com Frasco) " da Banda do Casaco (1976), terminando a actuação com "Ressaca" original da extinta Tuna Académica da A.A. da UCP de Viseu.
A última Tuna a concurso a actuar foi a Tuna Iscalina que apresentou o original "Lisboa eu sou", seguindo-se "Vejam Bem" de Zeca Afonso, o seu instrumental original "Tasca do Mendes" e mais um original "Valsa Lusa" na voz do estreante solista Ruben Gil. Apresentaram ainda o seu hino "Zacarias", terminando a actuação ao som de "Oh Ana" dos Adiafa.


Enquanto o júri reflectia sobre a atribuição dos prémios, a Tuna anfitriã subiu ao palco apresentando "Bem Bom" e "Amanhã de Manhã", ambos temas das Doce, seguindo-se "Nini dos meus quinze anos" de Paulo de Carvalho, o original "Aqui te canto" na voz do solista Hermínio, "Menina Caloira" da Copituna d'Oppidana e os originais "E foi assim" e "Vultos". Encerraram a noite com "Viseu Loucura".

Quantos aos prémios o júri composto por Ramon (músico, guitarrista e elemento do Real Tunel Académico), Catarina (professora de música, tunante na reserva da EUV) e Luís (músico, violonista, universitário, licenciatura de música) deliberaram:


* Melhor Serenata: Viriatuna
* Melhor Instrumental: Viriatuna
* Melhor Adaptação: Tu Na D'ESTES
* Melhor Pandeireta: Viriatuna
* Melhor Solista: Tu Na D'ESTES
* Melhor Porta-Estandarte: Tuna Iscalina
* Tuna mais Tuna: Tuna PapasMisto
* 2ª Melhor Tuna: Viriatuna
* Melhor Tuna: Tu Na D'ESTES

De realçar ainda as condições satisfatórias do som mas sobretudo a muito boa organização de todo evento por parte da Estudantina Universitária de Viseu e o bom ambiente em redor do festival.
Em suma, a Tu Na D'ESTES vence o TOSTA MISTA pelo segundo ano consecutivo e parabéns à Estudantina pelo seu III TOSTA MISTA.


Para o ano há mais. Até ao IV TOSTA MISTA...

 

Parceiros