Portugaltunas - Tunas de Portugal

III REAL ACADEMICVS: a reportagem
/5 ( votos)

III REAL ACADEMICVS: a reportagem

A Reportagem

Vila Real recebeu no passado fim de semana 20, 21 e 22 de Março o III Real Academicvs – Festival de Tunas Mistas de Vila Real, organizado pela TAUTAD - Tuna Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Esta edição Festival contou com a presença das seguintes Tunas a concurso:

* ARTuna, Tuna Mista da Escola Superior Artística do Porto
* Quantunna, Tuna Mista da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra
* TAGES, Tuna Académica de Gestão de Santarém
* Tu Na D'ESTES, Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.

O Festival teve início na 6ª feira 20 de Abril com a noite de serenatas que lugar em frente à Capela Nova. A abertura da noite de serenatas ficou a cargo da TUCHA, Tuna Universitária de Chaves. A ARTuna foi a primeira Tuna a concurso a apresentar-se nesta noite de serenatas com os temas "Adiós" de  Musical Zorro e "Porto Sentido" de Rui Veloso. Seguiu-se a TAGES com a serenata original "Serena Paixão" e a Quantunna com os originais "Uma Rosa" e "Cordas Novas". Por último apresentou-se a Tu Na D'ESTES que após um pequeno prelúdio instrumental apresentou a sua serenata original "Eterno Beijo". A TUCHA voltou de seguida para encerrar a noite de serenatas.

O Festival propriamente dito decorreu no sábado no Teatro de Vila Real.

A primeira Tuna a concurso a apresentar-se em palco foi a ARTuna que iniciou a sua atuação com o tema "Ciclo da Vida" de Elton John/Tim Rice na voz da solista Ana Queirós", seguido do original "Estudante". Prosseguiram com "Adiós" de Musical Zorro na voz da solista Kátia Guedes e do instrumental "Tardes de Bolonha" dos Madredeus/Rodrigo Leão. Apresentaram ainda "Dona Canô" de Caetano Veloso/Maria Betânia, terminando com o tema "Vinho do Porto" de Carlos Paião.

A segunda Tuna a concurso a pisar o palco foi a TAGES que iniciou a sua atuação com o tema "O Rapaz da Camisola Verde" de Sérgio Godinho seguido de "Os Loucos estão Certos" dos Diabo na Cruz. Prosseguiram com o seu instrumental original seguido de "Tinta Verde" de Vitorino, terminando com o original "Casimiro".

Em palco seguiu-se a Quantunna que iniciou a sua atuação com o seu instrumental original "Viagem", seguido do tema original "Maré de Sorte" na voz da solista Juliana Silva. Prosseguiram com uma adaptação do tema "Circo Zen" dos Azeitonas. Apresentaram ainda mais dois originais "Um Lugar Diferente" e "Festa das Latas".

A última Tuna a concurso a pisar o palco foi a Tu Na D'ESTES que iniciou a sua atuação com "Fado Português" de Amália Rodrigues/Alain Oulman/José Régio na voz da solista Sílvia Vaz. Seguiu-se o tema "Alegria" do Cirque du Soleil na voz da solista Dora Simões e "Canção de Embalar" de "Zeca" Afonso. Prosseguiram com a estreia do original "Sonhar", terminando com "Ressaca" da extinta Tuna Académica da AA da UCP de Viseu.

Por último subiu a palco deste III Real Academicvs, a anfitriã TAUTAD que apresentou em estreia o seu original "Príncipe dos Ladrões" seguido de mais uma estreia: "Bandoleiro" dos Ciganos D' Ouro na voz da solista Diana Torgo. Terminaram a sua atuação como o original "Saudade".

Procedeu-se de seguida à entrega dos prémios cuja deliberação coube ao júri composto por Vasco Sousa (Professor do Conservatório de Vila Real, ex-ensaiador da TAUTAD), Agostinho Gomes (Professor de Música da UTAD), Luís Rochartre (ex-membro da TAUTAD), Pedro Alves (Tuno Veterano e ensaiador da TAUTAD) e Anaísa Silva (Vibratuna):

* Melhor Serenata: Quantunna
* Melhor Passacalles: TAGES

* Melhor Adaptação: ARTuna
* Melhor Original: Tu Na D'ESTES
* Melhor Instrumental: Quantunna
* Melhor Pandeireta: Quantunna
* Melhor Estandarte: TAGES
* Melhor Solista: Tu Na D'ESTES

* 2ª Melhor Tuna: Tu Na D'ESTES
* Melhor Tuna: Quantunna

O Festival terminaria apenas no Domingo com o almoço de encerramento deste III Real Academicvs onde foram divulgados os vencedores de mais dois prémios:

* Tuna mais Traçadinho: Tu Na D'ESTES
* Tuna mais Tuna: ARTuna

Neste festival, de destacar pela positiva o grande convívio entre as Tunas durante todo o fim de semana, as excelentes condições do Teatro de Vila Real no que diz respeito à acústica do espaço, qualidade do som (tanto para o público como na monição), iluminação e staff de som/iluminação. Como único ponto negativo,. talvez mencionar apenas a fraca afluência do público ao Teatro de Vila Real

Parabéns à TAUTAD pelo seu III Real Academicvs!

Vincent Domingos

Parceiros