Portugaltunas - Tunas de Portugal

/5 ( votos)

III FATuM - Unidos Pelo Traje

Reportagem

Setúbal acolheu nos passados dias 28, 29 e 30 de Março, o III FATUM organizado pelos SemperT'unos, Tuna Mista Académica da Escola Superior de Saúde de Setúbal. Esta edição do FATUM contou com a participação das seguintes Tunas a concurso:


* TAUTAD - Tuna Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
* TUSALD - Real Tuna Académica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (Castelo Branco)
* Tu Na D'ESTES - Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
* ARTuna - Tuna Mista da Escola Superior Artística do Porto

O Festival teve início na sexta-feira dia 28 com a noite de serenatas que se realizou na Sociedade Musical Capricho Setubalense. Após a serenata da HaTuna Matata, a ARTuna apresentou "Porto Sentido" de Rui Veloso, a Tu Na D'ESTES a sua serenata original "Eterno Beijo" e a TUSALD o original "Serenata de um Sonhador". Os SemperT'unos encerraram a noite de serenatas com o original "Histórias".

Na tarde de sábado, decorreu o animado passa-calles pelas ruas de Setúbal.

O Festival propriamente dito teve lugar no Fórum Luísa Todi na noite de Sábado, tendo como tema: "Origens da nossa Tuna".
Os anfitriões SemperT'unos fizeram as honras da casa e foram os primeiros a pisar o palco apresentando o tema "Rio Azul", seguido do instrumental "A Caixa de Música de Beethoven" e terminando esta primeira prestação com o original "Bom Vinho".

De seguida, subiu a palco a primeira Tuna a concurso, a Tu Na D'ESTES que iniciou a sua atuação com o tema "Fado Português" de Amália Rodrigues/Alain Oulman/José Régio na voz da solista Sílvia Vaz. Após um pequeno interlúdio musical ao som de "He's a Pirate" de Hans Zimmer com leitura de alguns versos sobre as origens da Tu Na D'ESTES, apresentaram "Retrato d'Homenzinho Pequenino com Frasco" da Banda do Casaco (1976). De seguida, foi feito um tributo ao grande mestre "Zeca Afonso" com um 2 em 1, "Canção de Embalar" encadeado com "Moda do Entrudo" (tema originalmente oriundo da Beira Baixa, mais tarde celebrizado na voz de Zeca Afonso). Após mais um pequeno interlúdio musical e uma pequena encenação, terminaram a atuação com "Ressaca" da extinta Tuna Académica da UCP de Viseu, saindo de palco ao som de "Remember" de "The Underdog Project.

Em palco seguiu-se a TUSALD, a segunda Tuna a concurso que iniciou a sua atuação com um "Medley da Beira Baixa" com participação da solista Isabel Completo. Prosseguiram com a serenata original "E é por ti" na voz do solista Ricardo Gomes, seguido do original "P'ra Caloirada" e do instrumental original "Debutante". Os albicastrenses terminaram a sua atuação com mais um tema original "Cidade de Saudade" na voz do solista "André Vieira".

Após um breve intervalo, subiu a palco a terceira Tuna a concurso, a ARTuna que começou por apresentar "Ciclo da Vida" da banda sonora do filme Rei Leão e da autoria de Elton John/Tim Rice, interpretado na voz da solista Ana Rita Pereira. Apresentaram de seguida "Dona Canô" de Daniela Mercury, o original "Muito Mais" e "Há uma Música do Povo", poema de Fernando Pessoa celebrizado na voz de Mariza e interpretado uma vez mais pela solista Ana Rita Pereira. Apresentaram ainda "Vinho do Porto" de Carlos Paião e enquanto iniciavam o seu último tema "Estudante" surgiu o episódio mais caricato da noite. A cortinas encerraram prematuramente e o som acabou por ser cortado após o seu encerramento. A ARTuna acabou por "furar" a cortina para terminar o seu último tema na parte frontal do palco, sob as palmas do público.

A última Tuna a concurso a pisar o palco do Fórum Luísa Toda foi a TAUTAD que apresentou o original "Na Vela do meu Navegar", seguido do instrumental "Dança dos Caretos" e do tema "Regras da Sensatez" na voz da solista Diana Torgo. Interpretaram ainda o tema "Manolo Mio" em mirandês, terminando ao som o seu hino "Pelas Vielas".

Para encerrar o Festival, faltava apenas os SemperT'unos regressarem ao palco para interpretarem os originais "Unidos pelo Traje" e "Berço de Bocage", "Fado de uma Rua Qualquer" de Jorge Cruz e o original "E se os teus Olhos".

Após a deliberação do júri composto por Ilído Vargas (fundador e ex-magister dos SemperT'unos), António Manuel Marques (Sub-Diretor da Escola Superior de Saúde de Setúbal), Manuel Bagorro (Tuno fundador dos HaTuna Matata) e Gonçalo Rosa (TASCA), procedeu-se à entrega dos prémios:

Melhor Passa Calles - TAUTAD
Tuna Mais Pesadora - TAUTAD
Tuno Mais Xarroque - Luis Trigo "Perdigart" ARTUNA
Tuna Mais Tuna - ARTUNA

Melhor Estandarte - TUSALD
Melhor Pandeireta - TUSALD
Melhor Instrumental - TAUTAD
Melhor Solista - TUSALD
Melhor Serenata - Tu Na D'ESTES

Melhor Tuna - Tu Na D'ESTES


De realçar ainda as relativamente boas condições do som emitido para o público, embora com condições um pouco mais difíceis em termos de monição para as Tunas em palco. O palco do Fórum Luísa Todi apresentou ainda boas condições em termos de iluminação.

Parabéns aos SemperT'unos pela realização do seu III FATUM

Parceiros