Portugaltunas - Tunas de Portugal

II Penagoyam
/5 ( votos)

II Penagoyam

Estudantina De Braga Vence O II Penagoyam

O I PENAGOYAM, terminou envolto em alegria e com vontade de nascer outra vez. E assim aconteceu, 2 anos depois, no Dia Mundial do Estudante, a 24 de Março de 2012. Pela segunda vez, Santa Marta de Penaguião realizou o festival de tunas organizado pelo G.C.R. Golfinhos da Paz. Desta feita, os intervenientes foram convidados a percorrer as ruas da vila com destino ao museu das Caves Santa Marta.

O ponto alto iniciou às 22 h, no auditório de Santa Marta de Penaguião, com uma das ainda existentes tunas do Marão, a Tuna de Carvalhais que, com a sua experiência e dedicação, tocaram "Marcha da Rua", "Chula", "Valsa Antiga" e para finalizar "Contradança". Queria apenas salientar que esta tuna foi fundada em 1918, pelo Sr. António Lourenço, autodidacta que criou o seu próprio sistema de escrita musical, fazendo parte do seu reportório quase centenário valsas, tangos, marchas e rebaldeiras.

A primeira tuna a apresentar-se a concurso foi a Transmontuna, que executou "Entre os Montes", o instrumental "Festa Ibérica", "Promessas Vãs" e terminou com o "Hino da Transmontuna". Actuação bem conseguida, com destaque para o instrumental; primou pela originalidade, pelo humor e pelo espírito transmontano.

Seguiu-se a Macholatuna, com "Feiticeira", "Hoy Estoy Aqui", "Tripeira", o instrumental "Vultos" e terminou com "Catraia do Porto". De referir a boa prestação dos pandeiretas e porta-estandarte.

A terceira tuna a concurso foi a Estudantina de Braga, que mais uma vez nos brindou com a sua presença, para a defesa do prémio Melhor Tuna. Apresentou "Lenda do Mar", "Nem às Paredes Confesso", o instrumental "Israelita", "O teu Batom", "Zé Caloiro" e finalizou com um medley de António Variações. Uma actuação bem conseguida, bem apresentada, com boas prestações dos solistas, dos pandeiretas e porta-estandartes.

Finalizou o concurso a In Vinus Tuna, da cidade de Mirandela. Com a irreverência da sua juventude, iniciaram com "Boémio", seguiu-se o instrumental "Madredeus", "Rica Filha" onde se destacou o solista, "Raparigas", Adega" e a terminar um "Remix Popular" que levou alguns dos espectadores a um pé de dança no palco.

Enquanto o júri deliberava subiu a palco para fechar este II PenaGoyam, a TAUTAD - Tuna Mista da UTAD. Apresentou "Bossa Tuna", "Tuna" ,"Senhora do Mar", e terminou com o hino "Pelas Vielas".

O júri deliberou:
Melhor Pandeireta - Estudantina de Braga
Melhor Porta-Estandarte - Estudantina de Braga
Melhor Solista - In Vinus Tuna
Melhor Serenata - Macholatuna
Melhor Instrumental - Transmontuna
TUNA+TUNA - In Vinus Tuna (Atribuído pela Organização)
Melhor Tuna- Estudantina De Braga

Uma nota para a originalidade dos prémios, enxadas em tamanho real, com o nome dos prémios gravados no cabo. A enxada representa o trabalho e a vontade de todos os Durienses que ao longo do tempo transformaram toda uma região e em especial a concha vinhateira, Santa Marta de Penaguião.

Em nome da organização o nosso obrigado a todos os que tornaram possível este evento: Câmara Municipal de Santa Marta Penaguião, IPJ, Caves Santa Marta, às tunas, aos motoristas, ao Ricardo, às juntas de freguesia de Sanhoanae, São Miguel de Lobrigos e Louredo, Óptica Santa Marta, Helena Carvalho Cabeleireiros, Novo Stilus - Cabeleireiros de Jorge Carvalho e Georges Canários.

Parceiros