Portugaltunas - Tunas de Portugal

II Ensaias'Tu - Reportagem
/5 ( votos)

II Ensaias'Tu - Reportagem

Reportagem

Foi no passado dia 11 de Abril que a cidade de Portalegre acolheu a segunda edição do ENSAIAS'TU - II Festival de Tunas Femininas de Portalegre, organizado pelas TUNINFAS - Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Portalegre.

A festa e a animação começaram logo ao início da tarde com a chegada das tunas a Portalegre por volta das 15:00 horas. As tunas que se apresentavam a concurso, a TAFUÉ - Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora, a EGITÚNICA - Tuna Feminina do Instituto Politécnico da Guarda e a TUNASSA - Tuna Feminina do Instituto Superior de Agronomia, juntaram-se às tunas convidadas, a Tunapapasmisto - Tuna Académica Mista do Instituto Politécnico de Portalegre e o Grupo Académico Seistetos de Évora e começaram o convívio nos vários bares da Praça da República.

Mais tarde e depois de uma tarde repleta de espírito académico foi hora do jantar na cantina dos serviços centrais do Instituto Politécnico de Portalegre e, de seguida, as tunas dirigiram-se para a Discoteca Crisfal onde o Festival iria decorrer.

Apesar do atraso de uma hora, o festival começou com a subida a palco do Grupo Académico Seistetos que tocaram músicas já bem conhecidas do público como a "Balada dos Seistetos", "A Promessa da Caloira", "Vida de Estudante" e por fim "As Palmadas".

Chegou a hora de subirem ao palco as Tunas a concurso, sendo a primeira a EGITÚNICA, que começou por apresentar a música de solista intitulada "Choro por Ti na Serenata"; de seguida uma música dedicada aos homens apaixonados, a "Caloira", continuando com "Vida Airada". Foi então a vez da apresentação do instrumental "O Momento". Já com a atuação a terminar foi a vez de as mulheres apaixonadas serem brindadas com o tema "Caloiro" e, por fim foi interpretado o tema dedicado à cidade da Guarda, "Cidade Amada".

A segunda tuna a concurso a subir a palco foi a TUNASSA, que abriu a sua atuação com um original "A Rapariga", apresentando de seguida uma serenata também original "É por ti..."; seguiu a atuação com os temas "Dizer que Não" e "Lisboa Meu Amor". A música escolhida para término da atuação foi o Hino da Tuna, com o nome da mesma, "TUNASSA".

Coube à TAFUÉ encerrar as atuações das tunas a concurso abrindo a sua prestação com uma adaptação da música "O Ferreiro". "A Madrugada" foi o original escolhido para continuar a atuação, os temas "Olhos Negros", "A Namoradeira" e "Serenata" foram os temas que antecederam o "Instrumental", uma música curta e bastante rápida mas muito bem conseguida. A TAFUÉ saiu de palco com o tema "Amores de Estudante".

Depois das tunas a concurso terem feito as suas atuações foi a vez da tuna convidada, a Tunapapasmisto, pisar o palco. Interpretou temas já bem conhecidos do público portalegrense, como "Canção de Portalegre" e "Estudantes de Portalegre" e seguiu-se o mais recente tema da tuna, intitulado "Passeio pela Cidade". Foram também interpretadas as músicas "O Capote", "Flor da Murta", "Laurinda", a serenata "Saudade" e por fim o hino da tuna, mais conhecido como "Pó Pó Pó".

No final foi a vez da tuna organizadora subir a palco, com grande entusiasmo do público, interpretando temas como "Capotes Negros", "Portalegre", a adaptação da música "Traçadinho" seguida de "Vida de Estudante", "As Nuvens" e "Canção de Embalar". As TUNINFAS terminaram a sua atuação com "Serenata de Portalegre", "Zé Manel" e "Rapsódia". Esta atuação foi marcada pela alegria e boa disposição que as TUNINFAS já habituaram o seu público.

Chegou o momento mais aguardado da noite pelas tunas a concurso, a entrega dos prémios. O júri decidiu então que os prémios seriam entregues da seguinte forma:

Melhor Serenata - TAFUÉ
Melhor Pandeireta - TAFUÉ
Melhor Estandarte - Egitúnica
Melhor Instrumental - TAFUÉ 
Melhor Solista - Tunassa

Tuna mais Tuna - Tunassa 
Melhor Tuna - TAFUÉ

Foi pena a qualidade do som ser muito reduzida, o que prejudicou bastante a performance de todas as tunas.

De salientar a adesão do público portalegrense, na sua maioria estudantes, que mostraram o seu gosto pelas tunas e pela tradição académica.

A festa continuou noite dentro na Discoteca Crisfal.

O Portugaltunas agradece a colaboração e endereça os parabéns à organização.

Parceiros