Não há futuro: o verdadeiro futuro é hoje.

11-01-2023

Não há futuro: o verdadeiro futuro é hoje.

 

 

"​Se queres prever o futuro, estuda o passado​"​ - Confúcio​.​

​Sobre estes vinte anos escrevi, em editorial e em tempo útil - ​https://www.portugaltunas.com/artigos/id=4401/ -  para lá do perspectivar do futuro. Assim, não me alongo, hoje, sobre o passado. Além de sobejamente conhecido, é também objectivamente eximido e decoroso, não deixando margem para dúvidas. Resta agradecer a todas e todos aqueles que colaboraram, sem excepção, com o PortugalTunas, ao longo destes vinte anos: Se aqui chegados, a eles também o devemos.


O presente editorial pretende, antes, debruçar-se sobre o futuro. Porque é isso que realmente interessa.


​"​Não há futuro; o verdadeiro futuro é hoje; que é de nós hoje, é esta a única questão.​" - Miguel Unamuno.


Desde 2003 que sempre dissemos ao que vínhamos, não deixando dúvida alguma. E sempre correspondemos com o anteriormente anunciado, indo até mais além, produzindo coisas que nunca anunciamos. Por tal, não somos da atoarda, do rumor, da falação. Não é o nosso core business. E é essa linha vermelha que nos define, distingue e credibiliza, por oposição à fake news, propaganda, que grassam amiúde também no seio tuneril - reflexo dos tempos em que vivemos.

Neste aspecto, nada muda face ao passado. Formar e Informar, eis a fronteira, a seu tempo devidamente erguida, inegociável, intransponível, seja no presente e no futuro.

Daí a sua importância. O PortugalTunas é, ele mesmo, reflexo da comunidade, num processo contínuo, coeso, racional e ligado, sem quebra de lógica, espelhando o que somos, como somos, porque o somos. Logo, não mais teríamos que nos adaptar - como sempre, basta ver p.ex. o input durante a pandemia com a PortugalTunas TV - ao meio em que nos inserimos. Desobrigados de matérias que não nos cabem, mas sempre comprometidos com a nossa missão histórica - que não negamos, não evitamos nem delegamos.

O futuro está aí, já. Conforme dito a seu tempo. Nova imagem, novos inputs nas redes sociais onde estamos presentes desde sempre, nova versão do Portal a caminho - a 5ª - devidamente consentânea com o presente com vista ao futuro - simples, racional e eficaz - e novo sangue, fundamental item para a devida continuidade da nossa Linha Editorial.

Preparamos o presente, focando no futuro. É apenas mais uma transição, normal, expectável e desejável. Sempre com o nosso ADN presente, sem tibieza.

Resta assinalar, sem folclóricos preceitos mas antes com naturais momentos, de sempre, aliás: Regressa o jantar de Aniversário, este ano em Braga, voltaremos a co-organizar o ENT - como no passado fizemos - e o vulgar de Lineu do PortugalTunas continuará, serena mas firmemente, o seu caminho natural.

Nem poderia ser de outra forma. Tal como firmado há vinte anos, apenas nos adaptando ao presente e, consequentemente, futuro.

Não resta dúvida. Porque, de facto, nunca existiu.


RT