Portugaltunas - Tunas de Portugal

Curtas & Boas
/5 ( votos)

Curtas & Boas

Com Miguel Silva "Migas"




- Tuno até morrer ou Tuno com prazo de validade?

Um Tuno que vive verdadeiramente a sua Tuna nunca se desliga! Pode ausentar-se fisicamente por vicissitudes da vida mas o traje está sempre pronto no armário!

-Tuna do garrafão ou do ensaio ?

É no ensaio que nascem as amizades e o espírito para podermos partilhar o "garrafão" quando ele aparece! A música é o que nos une e a nossa génese, o resto vem naturalmente!

- Festival ou Encontro?

Festival! A competitividade traz a necessidade de melhoria constante e essa melhoria traz actuações! E quando a competitividade é saudável, permite-nos rever amigos de outras tunas que de outra forma era muito difícil acontecer!

- "Mulher Gorda" ou "Primavera de Vivaldi"?

As duas, em momentos distintos e de acordo com a exigência do evento! Adoro a complexidade de arranjos e o som da música que tunas de "amadores" conseguem executar, ao nível de grandes artistas profissionais.


- Pasacalles ou Serenatas?

Serenatas sem dúvida! É algo tão nosso, com a carga de simbolismo que transmite e que toca qualquer coração de quem ouve.

-Tuna que é tuna vira camas do avesso ou deita-se nas que faz?

Se em nossa casa gostamos de uma cama bem feita, porquê ir à casa de quem nos convida e virar as camas? Para não voltarmos mais?

- Mais vale 5 minutos de má fama do que esperar 5.000 para ter da boa?

Más prestações já todos as tivemos, é importante ter consciência disso, aprender com elas, melhorar, esperar o tempo necessário, continuar a melhorar e a boa fama chegará com certeza!

- Quem não aparece está morto ou nem por isso?

Há uma série de factores que podem forçar uma tuna a sair do panorama musical actual. A saída de elementos importantes, a escassez de sangue novo, uma queda na qualidade musical, a preparação de um grande projecto (gravação de um cd, por exemplo), o importante é que o legado passe sempre para os mais novos e que sintam a responsabilidade e o peso da história do grupo! Não há nada mais triste que uma tuna deixar de existir!

Miguel Silva
Tuna TS
1999-2018
(para já 😉)

Parceiros