Portugaltunas - Tunas de Portugal

Os Tempos de um Tempo.....
/5 ( votos)

Os Tempos de um Tempo.....

Foi A Alavanca Do Portal No Início. Nada Havia, Então, Com Esta Amplitude, Dimensão E Poder Fosse Onde Fosse

Sim, é verdade, desactivamos o nosso Forúm. O que, a bem dizer, é totalmente redondante, já estava inactivo de facto fazia tempo. O que, em claro rigor, não é sequer importante, apenas se constata. Explico:

O Fórum do PortugalTunas teve um papel central aquando do seu nascimento. E teve-o porque os seus utilizadores assim o quiseram - e não nós, quem o criou e geriu. Como, aliás, todas as partições tiveram a sua importância, umas mais, outras menos e desde 2003 até hoje, fruto sempre e em qualquer circunstância, do interesse dos seus utilizadores. O Fórum não poderia, pois, escapar olimpicamente a tal lógica.

Antes de mais, convirá dizer que ele não "morreu", está apenas desactivado - tudo o que lá está permanecerá devidamente guardado. Dito isto, um pequeno historial do Fórum do PTunas:

Foi a alavanca do Portal no início. Nada havia, então, com esta amplitude, dimensão e poder fosse onde fosse. Serviu de escola para muitos - e leia-se "escola" da forma que se quiser, é irrelevante. Foi palco de debates mais do que acalorados, de teses tão erradas como erráticas, de verdades, mentiras e boatos, de tudo e do seu oposto, onde a única preocupação foi garantir a urbanidade e as regras do Portal. Foi berço de muitas coisas boas - desde nascimento de tunas, de festivais, de ENT´s, etc - e refúgio de algumas coisas menos positivas - como sempre foi previsto até por nós. Não existia Facebook nem Twitter então. Todos os dias o Fórum tomava-nos 90% da atenção do Portal - o que esvaziava a própria lógica do Portal.

Depois, com o surgimento tsunamico das redes sociais naturalmente diluíu-se - algo que prevemos desde o primeiro momento - e finalmente congelou. Confessamos hoje que foi para nós um alívio, por um lado. Por outro, sempre soubemos que tinhamos no Fórum uma faca de dois gumes. Por essa razão fomos apostando nos outros segmentos com mais força - um Portal é a soma de todos os seus segmentos e não poderia sobreviver cavalgando apenas um deles e em simultâneo com o advento das redes sociais então, muito menos. Tal estratégia foi fundamental para hoje continuarmos tranquilamente - mesmo que perdendo aqui e ali, ganhando noutras vertentes, como sendo nas Reportagens, na Agenda, no Directório - que nos ofereceu inesperadas dificuldades técnicas com a versão corrente - ou ainda a Biblioteca - já hoje com muitos mais conteúdos de facto. Mesmo com as redes sociais mantemos interessantes números de hits que, obviamente, potenciamos com as mesmas redes sociais onde desde o primeiro dia mantemos presença - Facebook, Twitter e Instagram - como aliados nossos na prossecução da nossa missão. Será dificil encontrar portais que nasceram em 2003 e ainda hoje estejam online com actividade de facto; o PortugalTunas cá anda.


Vimos muita coisa a acontecer desde 2003. Até coisas que nunca imaginaríamos ver. Uma pequena viagem pelas nossas notícias consegue retroactivar a 2006 a leitura das mesmas. Navegando lemos muita coisa que a nossa frágil memória já não consegue alcançar. E acabamos por nos lembrar desta, daquela, da outra, da situação X e por aí fora. E é nesse preciso momento que percebemos a densidade da nossa missão, do muito que já vivenciamos e apreendemos. E é por essa mesma razão que desactivar hoje o Fórum é algo absolutamente normal para nós - porque até reversivel.

 

RT 

Parceiros