Em Escuta...

04-04-2014

Em Escuta...

Em vésperas do XVII TUIST, a Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico apresentou ao público o registo do seu espectáculo com a Orquestra do Norte, gravado no Teatro da Trindade em Julho de 2011.

É um álbum que nos traz dos temas mais emblemáticos desta tuna, numa roupagem diferente daquela que a própria nos habituou, sem fugir à qualidade característica deste grupo.

Realçam-se as orquestrações concebidas para o evento e as variações nos arranjos habituais, que permitem o excelente complemento entre tuna e orquestra demonstrando uma mais do que agradável cumplicidade de harmonias. Graças a esta dualidade bem conseguida, ouve-se e sente-se o amadurecimento dos temas, capazes de transmitir um conforto caloroso, como se de um bom Porto envelhecido em casco se tratasse.

Não sendo obviamente um registo perfeito, embora não esteja longe de tal proeza, notam-se as mais do que normais (e muito poucas) imperfeições de uma gravação efectuada num espectáculo ao vivo, próprias deste tipo de trabalho, contribuindo também elas para dar vida própria ao álbum, não sendo assim apenas mais uma edição trabalhada e retrabalhada em estúdio.

Apesar desta iniciativa de união de uma tuna a uma orquestra não ser pioneira, o registo que dessa união deriva demonstra mais uma vez ao público em geral a capacidade e diversidade que as nossas Tunas são capazes, estando a TUIST de parabéns por, com esta divulgação, elevar bem alta a bandeira da qualidade que a própria tem, e lhe é amplamente reconhecida, e que outros grupos do mesmo género também apresentam.

Da gravação, resta ainda dizer, que os treze temas com que nos presenteiam, souberam a pouco.

TUIST com a Orquestra do Norte gravado a 1 de Julho de 2011 no Teatro da Trindade.

1. Noites de Luar
2. Tinta verde
3. Vontade de ser
4. Amélia dos olhos doces
5. Foi Deus
6. Se um dia não houver Luar
7. Verdes anos
8. Dou-me ao mar
9. Lágrima
10. Marcha do centenário
11. Povo que lavas no rio
12. Core n'grato
13. Vida de estudante

O PortugalTunas agradece à TUIST a disponibilização de um exemplar para a elaboração deste artigo.