Portugaltunas - Tunas de Portugal

/5 ( votos)

"Mais do mesmo" ou presunção da culpa?

...a Tuna Nacional Teima Em Andar À Volta De Si Mesma....

O ano recomeça, a passos lentos, quando o sol começa timidamente a desaparecer e o vento e a chuva estão nos bastidores à espera para poder entrar em palco. Setembro caminha a passos largos para a reentrada, sendo que temos desde logo a presunção costumeira de "mais do mesmo".

E "mais do mesmo" acaba por ser uma presunção de culpabilidade face ao que deveria já ter mudado e teima em mudar, para melhor, mesmo que aqui e ali haja ténues sinais dessa mudança. A tuna nacional teima em andar à volta de si mesma, qual carrocel de feira, tardando na sua projecção de respeitabilidade exterior que só é possivel com auto-legitimação. Estão aí à porta os costumeiros festivais e cada um com os costumeiros participantes, não presumindo nada de novo. Estamos pois no final do intervalo anual entre duas épocas tuneris por excelência, aqui e ali já com algumas quebras no calendário costumeiro também ele, o que é sempre de assinalar. 

O habitual ENT também está aí a "arrebentar" desta vez cumprindo com a sua descentralização inata de forma clara, pois será em Bragança. Teme-se, no entanto, que não consiga também ele escapar às malhas do confortável diktat costumeiro, esperando-se e desejando-se que inove, evitando e contornando o óbvio e esperado, usando de imaginação para mudar e reinventar-se.

Por falar em reinventar, o PortugalTunas continua a sua saga de renovação, como uma simples visita ao portal atesta. Não gostavamos de ser os únicos a quebrar algum quente conforto de resignação que, ao que parece, paira cada vez mais no ar tuneril.... 

 

P.S. -  Já agora, relembrar que o PortugalTunas está igualmente no Facebook e no Twitter, usando assim as redes sociais e facilitando ainda mais a ligação em tempo real entre toda a comunidade.

 

Parceiros