Portugaltunas - Tunas de Portugal

E umas boas férias a todos...
/5 ( votos)

E umas boas férias a todos...

Um Editorial De Verão...

Os Editoriais em versão pré-estival são sempre algo com duas curiosidades porque estão a meio da época tunante por um lado e, por outro, servem de intróito a uma quente pausa veraneante onde se espera recuperar forças para o resto do calendário, pensar outras tantas, reformular ainda outras e por aí fora. Nada que a constante mutação dos tempos de hoje não nos obrigue também a nós, Tunas.

Findas as festividades académicas espalhadas um pouco por todo o território nacional é este o momento para balanço parcial do 1º semestre grosso modo (versão trimestral entre Março e Maio) que basicamente nos trouxe poucas novidades de vulto, mantendo-se por um lado as apostas cada vez mais altas no absolutamente acessório em detrimento do que deveria ser essencial. Continuaram as Tunas nacionais entretidas entre si esquecendo-se do auto-esquecimento a que as mesmas se votam face a um panorama mais geral, abrangente e cultural, tardando em assumir-se para fora do fenómeno de facto porque mais preocupadas em jogos de espelhos entre as mesmas. Em suma, mais do mesmo e cada vez que o tempo vai passando outras tantas oportunidades se vão perdendo em assumir-se a Tuna Universitária como forma de cultura e arte tradicional estudantil de facto. Talvez esta pausa de Verão sirva para alguns pensarem ainda mais sobre estas questões ou talvez não, já que este ano teremos um ENT que possibilitará uma vez mais diálogo,troca de ideias, cimentar de noções, segmentar o fenómeno, pelo menos assim se espera.

Entretanto, boas férias a todos e que a pausa estival sirva para relaxar, para bronzear mas também para parar e pensar no que vai acontecendo, porque acontece e como deveriam ser as coisas, afinal.

Parceiros