Portugaltunas - Tunas de Portugal

I Noites de Ronda
/5 ( votos)

I Noites de Ronda

Uma Noite Magnifica Com Sala Esgotada!

Foi numa Casa da Musica completamente esgotada - Sala Suggia - que decorreu a 1ª edição do certame de tunas organizado pela Tuna de Medicina do Porto, comemorando os 20 anos de tão ilustre tuna do panorama portuense e nacional.

 

Num certame que se iniciou à hora prevista foi possivel assistir-se a uma boa ligação entre o apresentador da noite e o publico, apresentador esse que fazendo uma piada durante o desenrolar do espectáculo, em torno de um membro da tuna - o "Ceroulas" - conseguiu manter a atenção dos presentes, auxiliado ainda com pequenos filmes apresentados numa tela gigante, entrevistando pessoas ligadas a faculdade e às tunas da mesma Faculdade de Medicina.

 

Depois de na véspera terem decorrido as serenatas na Praça dos Leões, já no Sábado a 1ª tuna a apresentar-se em cenário foi a Tuna Feminina de Medicina do Porto, extra concurso e com cerca de 38 elementos, dando o mote para o resto da noite que se avizinhava.

 

De Coimbra chegou a 1ª concorrente da noite, a homónima da casa, Tuna de Medicina, com cerca de 30 elementos e que desfilou somente temas originais, como sendo "Balada de Despedida de 2007" - destaque para a guitarra portuguesa e o solista - "Coimbra dos Amores", "Celtimbanco" (instrumental), um pequeno excerto da "Canção ao Mondego" e o solista a brilhar, "Cantar do Estudante", "Balada" e o fantástico "Voar".

 

A jogar praticamente em casa a 2ª tuna da noite vinda da Foz do Douro, a Tuna da Universidade Católica Portuguesa, que com cerca de 40 elementos apresentou à plateia 4 novos Tunos das suas fileiras, plateia essa onde pontificou a sua claque. A TUCP trouxe sons novos estreando no Porto o tema de Gloria Estefan "Mi Tierra" no final da sua actuação, onde desfilaram temas como sendo "Novillero e Torero Quiero Ser", "Oração" e ainda "Maria Lisboa", entre outros.

 


Após um intervalo de 15 minutos sensivelmente, regresso à Sala Suggia do publico que esgotou este certame e com a Tunadão 1998, vinda directamente da bela cidade de Viseu, apresentando-se em cenário com cerca de 37 elementos e desfilando temas como "Estudante de Viseu", "Bela Atlante", o instrumental "Dança do Sabre", "Balada do Padeiro", "Caravela" - onde brilharam as bandeiras e pandeiretas - e "Menina da Saia Preta".

 

A ultima Tuna da noite a competir foi a Tuna Universitária do Minho, apresentando-se em força neste "Noites de Ronda", com cerca de 62 elementos em palco, com algumas caras que já não se viam fazia algum tempo, justificando-se tal por força da irmanação entre a TMP e a TUM. Entrada em palco com tema a capela e a anteceder um "Porto Sentido" com cheirinho a jazz e com um novo solista que promete. Sequência para o instrumental "Partizan" que levantou a plateia da Sala Suggia e nova performance do solista-caloiro com o tema italiano - na tradição da TUM, aliás - "Conte Partiro", entre outros.

 


Por fim, a Tuna de Medicina do Porto encerra a noite com 86 elementos - !! - em palco naquela que foi a sua grande festa de aniversário, juntando gerações da mesma que assim, honraram os seus pergaminhos e logo no 1º tema apresentado, seguindo-se "Fantasma da Opera", Romeiro ao Lonxe", o original da tuna "Poemas vãos", a clássica "La Cumparsita" com os seus violinos e acordeão em grande nível, o tema "Mulher", "Em que Terra", musica do musical de Filipe La Feria "Um Violino no Telhado", o instrumental "Paladdio" e o belíssimo original da TMP intitulado "Quero".

 

O Jurado deliberou então o seguinte veredicto:

 

Melhor Serenata: Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
Melhor Instrumental: Tuna Universitária do Minho

Melhor Pandeireta: Tuna da Universidade Católica Portuguesa - Porto
Melhor Estandarte: Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
Melhor Solista: Tuna Universitária do Minho
Tuna mais Tuna: Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu

2.ª Melhor Tuna: Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
Melhor Tuna: Tuna Universitária do Minho

 

Num evento em que o PortugalTunas foi Oficial Partner só nos podemos congratular com este belissimo espectáculo que conferiu as melhores expectactivas em torno do mesmo e abrilhantou os XX anos da Tuna de Medicina do Porto! Parabéns!

Parceiros