Portugaltunas - Tunas de Portugal

I MusiCALE – Festival de Tunas Mistas da Cidade de Gaia
/5 ( votos)

I MusiCALE – Festival de Tunas Mistas da Cidade de Gaia

A Reportagem

Nos passados dias 17, 18 e 19 de Fevereiro decorreu o I MusiCALE- Festival de Tunas Mistas da Cidade de Gaia organizado pela Tunífica, Tuna Católica de Mafamude.
 
Tunas a concurso:
 
* Tuna Económicas (Lisboa)
* ARTuna (Porto)
* Tu Na D'ESTES (Coimbra)
* Estudantina Universitária de Viseu (EUV)
 
O Festival contou ainda com a participação extra-concurso da Tuna de Medicina Dentária do Porto.
 
O Festival teve início na sexta-feira 17 de Fevereiro com a Serenata que teve lugar em frente à Igreja de Mafamude. A Tunífica abriu a noite com o tema "Perdóname" de Pablo Alborán e Carminho. Relativamente às Tunas a concurso, a Tuna económicas apresentou a serenata original "Sonho de Amor", a ARTuna exibiu "Porto Sentido" de Rui Veloso", a Tu Na D'ESTES a sua serenata original "Eterno Beijo" e a EUV a serenata original "E foi assim". O Grupo de Fados da Faculdade de Engenharia do Porto encerrou a noite de serenatas.

 

No Sábado de manhã, realizou-se uma visita às caves da Porto Calem com uma obrigatória degustação de vinho do Porto. Na tarde de sábado o Passa Calles inicialmente previsto não teve lugar tendo sido apenas realizado um micro Passa Calles...
 
O Festival propriamente dito decorreu na noite de Sábado no Auditório Municipal de Gaia e contou com casa cheia.
 
A primeira Tuna a Concurso a actuar foi a Artuna que apresentou "Ciclo da Vida" do filme Rei Leão (Música Elton John, Letra Tim Rice) na voz da Solista Rita Pereira, seguindo-se o original "Muito mais", "Há uma música do povo" (Letra de Fernando Pessoa) na voz da solista Ana Margarida, "Porto Sentido" de Rui Veloso/Calos Tê na voz do solista "Luís Trigo", terminando com "Vinho do Porto" de Carlos Paião.
 
Seguiu-se a Tu Na D'ESTES que iniciou a sua actuação com "Fado Português" de Amália Rodrigues/Alain Oulman/José Régio na voz da solista "Sílvia Vaz", "Canção de Embalar" de José ("Zeca") Afonso, "Retrato d' homenzinho pequenino com frasco" da Banda do Casaco (1976), "Alegria" adaptação do conhecido tema do Cirque du Soleil na voz da solista Dora Simões, terminando ao som de "Ressaca" da extinta Tuna Académica da A.A. da UCP de Viseu.
A terceira tuna a concurso a actuar foi a Tuna Económicas que iniciou a sua actuação com o tema "Foi Deus" de Amália Rodrigues na voz do solista Frederico Pereira "Snaitas", seguindo-se o instrumental "La Noyée" de Yann Tiersen, o original L.I.S.B.O.A (Lírica Interessante sobre Boémios, Outros e Afins), o original "Paixão Latente", terminando com "Cheira bem, cheira a Lisboa".
 
A última Tuna a concurso a actuar foi a Estudantina Universitária de Viseu (EUV) que iniciou a sua actuação com "Bem bom" e "Amanhã de manhã" das Doce, seguindo-se "Nini dos meus 15 anos" de Paulo de Carvalho, o original "Aqui" na voz do solista Daniel Simões, "Festa" dos Despe e Siga, o instrumental 3 em 1 de Júlio Pereira e o original "Vultos", saindo ao som do genérico da série "Verão azul".
 
Para terminar a noite subiu ao palco a anfitriã, a Tunífica que tem a particularidade de não ser uma Tuna Académica mas sim uma Tuna que por se afirmar como uma Tuna Católica tem uma missão algo diferente das Tunas Académicas mas que partilha de igual forma o gosto pela música. A Tunífica apresentou-se em palco com perto de 50 elementos e iniciou a sua actuação com uma sonoridade popular argentina "Dos Palomitas", seguindo-se "Rosa à Janela" do grupo Baile Popular, o instrumental 2 em 1 "Palladio" (Karl Jenkins)/Zoosters Breackout (Hans Zimmer do filme Madagascar), o original "Fé", terminando com mais um original que dá nome ao próprio festival "MusiCALE". Para os que não conheciam a Tunífica, foi uma agradável surpresa com uma qualidade musical assinalável principalmente do ponto de vista instrumental com maior destaque talvez para os seus violonistas e para forte percussão.
 
No final da noite o júri deliberou:
* Melhor Pandeireta: Tuna Económicas
* Melhor Estandarte: Tu Na D'ESTES
* Melhor Instrumental: Tuna Económicas
* Melhor Solista: Estudantina Universitária de Viseu
* Melhor Original: Tuna Económicas
* Tuna Mais Tuna: ARTuna
* 2ª Melhor Tuna: Tu Na D'ESTES
* Melhor Tuna: Tuna Económicas
 
No domingo a seguir ao almoço, foi ainda entregue um último prémio, pela equipa que ajudou na logística do festival nomeadamente nas refeições:
* Melhor Serenata: Tu Na D'ESTES
 
Em suma, de destacar a boa organização do festival pecando apenas por escasso a qualidade do som no festival tanto ao nível do público como ao nível do som de retorno em palco.
Parabéns à Tunífica pelo seu I MusiCALE....

 

 Vincent “25” – Colaborador PTunas

Parceiros