Portugaltunas - Tunas de Portugal

FESTUBI 2011
/5 ( votos)

FESTUBI 2011

A Reportagem De Mais Uma Edição Repleta De Animação Deste Grande Certame...

Eis que começa o IX FESTUBI - Festival de Tunas da Universidade da Beira Interior, onde pequenos e graúdos esperavam o início de uma grande festa recheada com muita animação e boa música.


O espectáculo começou na lindíssima noite de sexta-feira com a Noite de Serenatas em frente à Câmara Municipal, onde as Tunas cantaram e encantaram todos os presentes.


O Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu brindou os presentes com dois temas, "Silencio" e "Nostalgia".


A TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico apresentou "Noites de Luar" e "Yo Sen ti."


A Estudantina Académica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa - EAISEL brindou os presentes com "Fado da Saudade" e "Cortesia Final."


A TEUP - Tuna de Engenharia da Universidade do Porto presenteou o público com os temas "Celta", "Só um Beijo" e "Passione".


Já na noite de Sábado, no Teatro Municipal da Covilhã, esperava-se ansiosamente pela abertura das portas para o início do espectáculo. Uma bela sala, repleta com um público fantástico e animado.


A apresentação do Festival ficou mais uma vez a cargo do já conhecido de todos, Pedro Neves, sendo este também Tuno Honorário da DESERTUNA.


A abertura do espectáculo ficou a cargo da TUSALD - Real Tuna Académica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias de Castelo Branco, Tuna extra-concurso, afilhados da tuna da casa. Esta apresentou um Medley de músicas típicas das Beiras, o tema "Vejam Bem", "Boémio" e "Venha Vinho".


A primeira Tuna a concurso a subir a palco foi a EAISEL - Estundatina Académica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Esta brindou os presentes com os temas "Silêncio e tanta Gente", "Gaivota", seguindo-se o seu instrumental "História da Música", "Rua do Gato Preto" e finalizando com "Lisboa Raínha do Mar".


Seguidamente foi a vez da Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico - TUIST de pisar o palco com os temas "Povo que Lavas no Rio", o seu original "Vontade de Ser", "Paredes Meias com Armandinho e Nunes", o seu instrumental. Seguiu-se "Se um Dia não Houver Luar" e terminando com a "Marcha do Centenário".


O Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu foi a terceira tuna em palco. Esta abriu a sua actuação com "Rua Escura 43", homenagem ao cantinho onde esta Tuna nasceu, seguindo-se o seu instrumental "Trilhos". Continuaram com "Viseu Senhora da Beira", "Viseu Terra Nobre", acabando com o tema "Homenagem a Hilário".


Para terminar as Tunas a concurso, foi a vez da TEUP - Tuna Engenharia da Universidade do Porto brindar o público com "O Fortuna!", "Porto na Memória", o seu instrumental "Czardas", seguindo-se "Nome de Rua", "Hoy" e terminando com o seu hino" Engenharia".


Eis que chega a vez da Tuna da casa subir a palco. A DESERTUNA iniciou a sua actuação com "Boémio Tunador" e "Covilhã". Seguiu-se a sua "Odisseia", "Toninho" e finalizaram com o "Mix Desertuna".


Era chegado o momento de chamar os Jurados a palco, sendo estes: Zé Arantes, Diana Nunes, Edgar Araújo, Nuno Thyrs e Nazaré.


Prémios:


Melhor Tuna: TEUP
Tuna mais Tuna: EAISEL
Melhor Instrumental: Real Tunel
Melhor Solista: TUIST
Melhor Serenata: TEUP
Melhor Pandeireta: TUIST
Melhor Estandarte: TEUP
Melhor Passacalles: EAISEL
Tuna mais Público: TEUP
Tuno mais Toninho: Francisco "Chico" Frota - Real Tunel

Mais uma edição cheia de animação bem ao jeito das gentes da Covilhã. Esperamos mais para o ano!

Parceiros