Portugaltunas - Tunas de Portugal

Festival de Tunas da Lusófona Porto: Tuna TS vence
/5 ( votos)

Festival de Tunas da Lusófona Porto: Tuna TS vence

2ª Edição Do Festival De Tunas Da U.Lusófona Porto

Decorreu no passado dia 12 a 2ª edição do Festival de Tunas da Universidade Lusófona do Porto, num Cinema Batalha que apresentou algumas clareiras na plateia e um balcão praticamente vazio, para lá de ambiente bastante mais morno e face à edição do ano anterior, que nem as costumeiras claques tunantes de ocasião conseguiram aquecer.

O evento iniciou-se com a apresentação da Cientuna, mostrando alguns dos seus temas onde se destacaram as porta-estandartes, numa actuação simpática.

O inicio das "hostilidades" coube à TAIPAM, que percorreu alguns dos seus mais conhecidos temas, tendo aqui e ali mostrado alguns arranjos novos para os mesmos. Penalizou esta Tuna - e de resto, todas -  a falta de qualidade do som apresentado que tornava por vezes inaudível alguns naipes e/ou instrumentos, o que não beneficiou o conjunto de todas as actuações.

Seguiu-se a TAULP, que iniciou a sua actuação com uma "batucada" brasileira no escuro da sala, percorrendo alguns temas conhecidos e apresentando uma versão de "Cartas de Amor" em "swing low". Também o som aqui não auxiliou a uma melhor prestação geral.

Passagem pela MacholaTuna, do Instituto Politécnico de Gaia, que apresentou um grande número de Tunos em palco mas poucos executantes instrumentistas.

Termina a parte competitiva com a Tuna TS - Tecnologias da Saude - com a apresentação do seu reportório e panóplia de instrumentos habitual, sendo a vencedora da noite.

Palavra final para a Tuna da casa, a Copófona, apresentando-se perante o seu público extra-competição.

No final o Jurado, composto por algumas personalidades ilustres mas alheias ao fenómeno Tunante, deliberou o seguinte veredicto:

Melhor Pandeireta: MacholaTuna
Melhor Instrumental: Tuna TS Porto
Melhor Solista: TAIPAM
Mwlhor Estandarte: Tuna TS Porto
Tuna Mais Tuna: TAIPAM

2ª Melhor Tuna: TAULP
Melhor Tuna: Tuna TS Porto

 

Parceiros