Portugaltunas - Tunas de Portugal

FESTA Madeira
/5 ( votos)

FESTA Madeira

A Reportagem

 

O FESTA - Festival Internacional de Tunas do Atlântico - decorreu durante três dias com o intuito de dar a conhecer às gentes da ilha da Madeira o fenómeno das Tunas Académicas.


O arranque do FESTA teve lugar no Hotel Tivoli Madeira, onde serviu para algumas tunas começarem já a dar os primeiros acordes e afinar as gargantas com um pouco de vinho Madeira. Seguidamente deslocaram-se ao Município de Santa Cruz onde interpretaram dois temas para avaliação do júri feminino junto ao edifico da Câmara Municipal referente ao prémio "Melhor Serenata". De regresso ao Funchal, o convivo continuou por entre algumas cervejas e conversas na Pousada de Juventude, local onde os tunos ficaram alojados.

No segundo dia, e após o almoço, as Tunas dirigiram-se ao Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal. Aí foram recebidos com um "Madeira de Honra" pelo Vereador responsável da área da cultura, que por sua vez ofereceu alguns brindes alusivos à cidade. Às 16.30h iniciou-se o "Passa-Calles" junto à Sé Catedral, terminando frente ao Teatro Municipal Baltazar Dias.
É de referir que por motivos de incompatibilidade com o espaço do Centro de Congressos do Casino da Madeira, a efectivação desta edição do FESTA teve que ser alterada para o segundo dia, ou seja, na Sexta-feira. Mesmo assim, muitos (cerca de 530 espectadores) compareceram ao Centro de Congressos e renderam-se novamente para ver mais um grande espectáculo de Tunas.

A abertura do Festival coube à Tuna organizadora, a Estudantina Académica da Madeira, que presenteou o público com dois temas, "Funchal de Verde Manto" (original) e Júlia Florista (popularizado pela Max), seguindo-se extra-concurso o Real Tunel Universitário de Viseu que carinhosamente fizeram questão de estar neste evento. Apresentaram "Ai Viseu" e em jeito de homenagem à tuna organizadora a "Estudantina Passa".
A primeira Tuna a concurso foi a Tuna Bruna da Figueira da Foz. Revelaram uma actuação sóbria. Para além da "Marcha da Trindade", "Canção da Figueira" e "Bruna a Cantar", destaque para "Estrunfurica" e "Maria".
A segunda Tuna a pisar o palco foi a Tuna Universitária do Porto. Com a qualidade que nos têm habituado, apresentaram "Carvoeiras", "Perdidamente", Alfonsina Y El Mar", "Timor", "Madalena" e "Guantanamera". Ainda houve tempo para chamar a palco um dos seus antigos membros, Pedro Augusto, actual membro da Estudantina da Madeira.
Sempre animados, os elementos da Tuna Universitária de Maastricht contagiaram os espectadores com temas do cancioneiro espanhol. Realce para o tema "Guantanamera" em que fizeram uma breve passagem para o tema "Twist and Shout", merecendo o aplauso de todo o público.
A encerrar o leque das Tunas a concurso surge a Copituna da Guarda. Conseguiram realizar uma boa ligação dos temas com imagens projectadas no ecrã. Foi sem dúvida uma das tunas em relevo, quer pela qualidade musical, quer pela apresentação e coreografia dos seus pandeiretas. Apesar de ter aberto o seu alinhamento com "Perdidamente", os restantes temas apresentados foram todos originais: "Guitarra de Ilusões", "Domingo à Tarde", "Menina Caloira" e "Capa ao Ombro". Acabaram ainda por executar um trecho da "Senhora do Mar", para aclamação dos inúmeros presentes.
Antes da entrega dos prémios ainda tocaram a Tuna Feminina de los Andes da Universidade de Bogotá, da Colômbia, com dois temas: "El Porro" e "Maria la Portuguesa", e novamente a Estudantina da Madeira com o seu original "Estudantina Passa".
Após a entrega dos prémios as Tunas deslocaram-se à Discoteca "Copacabana" onde a festa continuou até de madrugada.

No último dia, e já mais descontraídos, as Tunas juntaram-se para almoçar no Mercado Abastecedor a convite da Câmara Municipal do Funchal, participando assim, no encerramento das actividades de Verão desta Autarquia. A animação foi constante, já que para a alegria dos cerca de 400 pessoas presentes neste almoço, as tunas executaram alguns temas do seu repertório.
O jantar, sempre animado e sempre "regado", realizou-se num dos restaurantes mais emblemáticos do Concelho de Câmara de Lobos e serviu de mote para mais uma contagiante actuação de todas as Tunas participantes neste evento no centro histórico desta localidade, rodeada pelos diversos bares de "poncha". Como sempre, o ambiente vivido em Câmara de Lobos não defraudou quem assistiu ao encerramento de mais um FESTA!

Entrega dos prémios de Sexta:

Melhor Tuna - Tuna Universitária do Porto
Segunda Melhor Tuna - Tuna Académica da Guarda
Terceira Melhor Tuna - Tuna Bruna da Universidade Internacional da Figueira da Foz
Melhor Solista - Tuna Universitária do Porto
Melhor Instrumental - Tuna Académica da Guarda
Melhor Pandeireta - Tuna Académica da Guarda
Melhor Porta-estandarte - Tuna Académica da Guarda
Melhor Passa-Calles - Tuna Académica da Guarda (atribuído pela Organização)
Melhor Serenata - Tuna Académica da Guarda (atribuído por 5 damas).

O prémio de "Tuna mais Tuna" foi entregue Sábado após as actuações das Tunas em Câmara de Lobos à Tuna Universitária de Maastricht.


Todas as tunas estão de parabéns, pois, contribuíram para mais um sucesso deste certame. A Madeira, como sempre, agradece! Até à décima edição do FESTA!


Ricardo Félix
(EAM)

 

 

Parceiros