Portugaltunas - Tunas de Portugal

Festa Ibérica 2017
/5 ( votos)

Festa Ibérica 2017

Mais Uma Grande Edição Do Festa Ibérica!

Decorreu no passado Sábado, em Vila Real, mais uma edição do "Festa Ibérica", cada vez mais um ponto de encontro anual de amigos, oriundos de várias latitudes. Este ano não fugiu à regra, com muita festa à mistura, afinal, o que realmente importa nestas ocasiões, afinal os ingredientes que fazem deste evento cada vez mais um ponto obrigatório no roteiro tuneril nacional para os apreciadores de boas tunas.

A música, essa, em noite de festa também ela musical fora de portas, foi de alta qualidade interpretativa por parte de todas as tunas presentes, onde os GAIJUS fizeram, de igual forma, o seu largamente conhecido bom papel, com textos do mais fino recorte humorístico e plenos de actualidade, como já é seu timbre.

Numa casa quase cheia - Salvador Sobral assim ditou... - com os ouvidos postos também em Kiev, cantando até ao intervalo o hino nacional, o público foi aplaudindo as várias tunas presentes, espectáculo que começou com a TAIPCA - Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, numa excelente prestação musical: Arranjos cuidados, simples mas eficazes, com reportório bem escolhido e que consumam a cada vez maior qualidade desta tuna.

A Tuna Universitária da Madeira apresentou-se de seguida, num espectáculo agradável musicalmente, inclusivé com temas alusivos à sua região, desde os populares até Max, numa actuação de bom nível e que agradou a todos os presentes, quer pela qualidade interpretativa, quer pela simpatia e boa disposição com que brincou o público.

De Espanha a Tuna de Magistério de Ávila, já com vasta experiência por terras lusitanas, que nos brindou com alguns clássicos espanhoís e sul-americanos largamente conhecidos, numa formação já "entradota" com um ou outro "novato" a "destoar", numa actuação que valeu pela serenata em palco feita às suas duas Guias que, emocionadas, não contiveram as lágrimas. Boa nota vinda do país vizinho.

Finalmente e a finalizar o concurso, a Tuna TS do Porto, numa actuação consistente, de grande qualidade interpretativa quer musical, quer vocal, onde mais uma vez se destacaram os seus naipes de pandeiretas e bandeiras, enchendo por completo o palco do Teatro de Vila Real.

Após a actuação da Tuna anfitriã, o Jurado deliberou o seguinte:
 
 

Melhor Pandeireta: Tuna TS
Melhor Porta-Estandarte: Tuna TS 
Melhor Tema Original: Tuna TS
Melhor Instrumental: TAIPCA
Melhor Solista: Tuna de Magisterio de Ávila
Tuno Mais Tunanteador: Lambetas - TS

2ª Melhor Tuna: TAIPCA
Melhor Tuna: Tuna TS
Grande Prémio Festa Ibérica - TUMa

O PortugalTunas agradece as facilidades concedidas e o excelente acolhimento por parte da organização, uma vez mais, num certame cada vez mais de referência a nivel nacional.

Parceiros