Portugaltunas - Tunas de Portugal

Festa Ibérica 2015
/5 ( votos)

Festa Ibérica 2015

Tudo Sobre O Festa Ibérica 2015

Vila Real uma vez mais encheu-se de Tunos e Tunas para celebrar mais uma Festa Ibérica, que este ano - e ao fim de alguns - conseguiu lotar o Teatro de Vila Real, a ponto de muita gente não ter conseguido bilhete.

 

Subordinado ao tema "Séries Infantis" - que foi omnipresente ao longo da noite, onde praticamente todas as tunas dele fizeram uso e, em alguns casos, de forma até exagerada, contou com a habitual presença dos G.A.I.J.U.S. ao nivel a que já nos habituaram. 


A Transmontuna reuniu cerca de 45 elementos a abrir o certame, onde o momento foi, sem dúvida, o tema infantil acompanhado ao piano, onde algumas crianças subiram a cenário, dando outro colorido à noite.


A Vibratuna, como manda a Praxis, iniciou o espectáculo com cerca de 35 elementos em cenário, percorrendo temas como "O Conto" ou ainda "Allez UTAD" - temas originais - para gaúdio do público presente.


A primeira Tuna em cenário competitivo foi a Tuna de Tecnologias de Saúde - T.S. - com cerca de 36 elementos em palco, percorrendo temas como "Oxalá te vejam", "Festa da Vida", o instrumental "Heroíca" (original), "Incerteza", também original e finalmente "Duas Cidades". Também se apresentou a Tuna TS com alguns gags alusivos ao tema do certame. Destaque para os seus porta-bandeiras e pandeiretas.


De seguida o palco foi cedido à Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho, com uma entrada "Looney Tunes  & Pantera-Cor-de-Rosa" atendendo ao tema do certame e que se manteve omnipresente. Desfilou temas como sendo "Há dias em que Mais Vale", o original "Lenda da Fonte", "Chaga", o instrumental "Ecstasy Of Gold", "Siga a Marinha" com um ligeiro cheirinho a "Chico Fininho" de Rui Veloso pelo meio e finalmente o seu hino "É Afonsina". Destaque para o bom trabalho vocal.


Após o intervalo, coube aos Tunídeos as honras, que com um espectáculo fortemente cénico, como é habitual, trouxe a Vila Real temas como  "Barca da Fortuna", "o instrumental "Peixe-Gato", "Morrer de Amores", "Rua da Saudade" e "São Miguel", todos originais. Uma performance que levou ao rubro a sala e que lhe valeu 5 prémios de palco.


Finalmente, de Espanha chegou a Rondalla de Benavente, com cerca de 13 elementos, desfilando temas clássicos tuneris espanhoís como "Tuna Compostellana", "La Copla de la Dolores", "Espanola", "Elsa" - interpretado à boca de cenário e sem micros - e "Viva el Pasadoble" a finalizar, que lhes conferiu o prémio ao Melhor Solista da noite.

 

Depois da habitual performance da Tuna da casa - Transmontuna - perante o seu público e a culminar uma noite de pleno sucesso, o Jurado deliberou o seguinte:

 

Tuna Mais Tuna - Tunídeos (pela Org.)
Melhor Porta Estandarte - Tunídeos
Melhor Pandeireta - Tuna T.S.
Melhor Solista - Rondalla Benavente
Melhor Instrumental - Tunídeos 
Melhor Original - Tunídeos 
Melhor Tuna - Tunídeos 
Prémio Tuna Mais Tuna do Festa Ibérica - Tunídeos


O Mais: Sala cheia, bom público e que participou activamente, a envolvente do tema e que as tunas conseguiram acompanhar, bom ambiente.

O Menos: Som algo desiquilibrado, exagero de instrumentos menos ortodoxos ao longo da noite e sempre constantes nos alinhamentos, muitas bandeiras e poucos Estandartes.


Agradecer finalmente à Transmontuna o acolhimento e facilidades concedidas.


Até para o Ano!

 

Parceiros