Portugaltunas - Tunas de Portugal

FESTA - Festival Internacional de Tunas do Atlântico
/5 ( votos)

FESTA - Festival Internacional de Tunas do Atlântico

A Reportagem

 

Decorreu este fim-de-semana mais uma edição do FESTA - Festival Internacional de Tunas do Atlântico, desta vez a 10ª, mais uma vez brilhantemente organizada pela Estudantina Académica da Madeira.

Contou com a presença das seguintes Tunas:

Tunas a concurso:

- Tuna de Derecho de Valladolid
- RExA - Real Extudantina dos Açores
- Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu
- Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Tunas extra-concurso:

- Enfertuna - Tuna de Enfermagem da Madeira
- Tuna D'elas - Tuna Feminina da Universidade da Madeira

O FESTA iniciou-se na quinta-feira com a Noite de Serenatas em Santa Cruz, que encantou as senhoras presentes. Devido a problemas com o voo, a Tuna de Derecho de Valladolid não participou nas Serenatas. No final, a Estudantina Académica da Madeira convidou todas as Tunas presentes para tocar a "Madalena" em conjunto, mostrando o bom ambiente e animação que prometia este Festival.

Na sexta-feira, teve lugar o Passacalles pelas ruas do Funchal, junto à Sé Catedral, que atraiu muitos curiosos que acabaram por ficar para ver as Tunas durante o seu desfile. Logo de seguida teve lugar a recepção oficial nos Paços do Concelho.

Após a recepção, as Tunas dirigiram-se a Câmara de Lobos para participar num encontro de Tunas que iria abrir o apetite para o Festival do dia seguinte. A empatia com os populares foi uma constante e a animação reinou pela noite dentro.

No sábado, a Sala de Congressos do Casino da Madeira encheu por completo para receber as Tunas.

O Festival iniciou-se com a actuação da Estudantina Académica da Madeira, que partilhou o palco com a Banda Municipal de Santa Cruz, tocando "Julia Florista" e "Olhos Castanhos".

De seguida apresentou-se a Tuna D'elas com "Sol Nascente" muito bem interpretada pela sua solista e "Passa a Tuna" com as suas pandeiretas em destaque.

O concurso iniciou-se com a estreia em festivais da RExA - Real Extudantina dos Açores. Apresentaram "Festa da Vida", o instrumental "Twin Peaks", a serenata para solista "És tu" terminando com "O Beijo". Esta tuna foi uma agradável surpresa, demonstrando qualidade com arranjos vocais e instrumentais acima da média, assim como excelentes estandartes.

Seguiu-se a Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que entrou com os seus bombos, mostrando um pouco das festas da Senhora da Agonia. Apresentaram "Cantigas de Maio", o instrumental "Duetos", "Maio Maduro Maio", "As Sete Mulheres do Minho", "Loucos de Lisboa" finalizando com "Havemos de ir a Viana". Destaque para a interacção com o público e para os seus pandeiretas e estandartes.

O festival continuou com a Tuna de Derecho de Valladolid que apresentou "Passa Derecho", "Vereda Tropical", "Vallisoletana", "Oh Mary" como música de solista e "Horas de Ronda". Destaque para um soberbo solista e para a interacção com o público assim como o seu irrequieto pandeireta.

Seguiu-se o Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu apresentando "Abertuna", "Rua Escura 43", o instrumental "Trilhos", "Viseu, Terra Nobre", "Alma" em homenagem à Madeira e à Tuna anfitriã, terminando com "Homenagem a Hilário". Destaque para a já habitual excelência nos arranjos vocais e musicais do seu reportório.

Enquanto o júri deliberava os resultados apresentou-se a Enfertuna - Tuna de Enfermagem da Madeira, afilhados da EAM, apresentando "Balada do Adeus" e "A magia aconteceu".

Para finalizar, apresentou-se novamente a Estudantina Académica da Madeira com "Funchal Verde Manto" e "Estudantina Passa", destacando-se os seus estandartes e os seus arranjos vocais.

Seguiu-se a entrega dos prémios com os seguintes resultados:

- Melhor Serenata - Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- Melhor Pasacalles - Tuna de Derecho de Valladolid
- Melhor Pandeireta - Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- Melhor Porta-Estandarte - RExA - Real Extudantina dos Açores
- Melhor Solista - Tuna de Derecho de Valladolid
- Melhor Instrumental - Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu
- Tuna + Tuna - Tuna de Derecho de Valladolid
- 3ª Melhor Tuna - Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- 2ª Melhor Tuna - RExA - Real Extudantina dos Açores
- Melhor Tuna - Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu

No final, todas as Tunas presentes subiram ao palco para tocar "Assim mesmo é que é" em conjunto.

Os parabéns à organização e até ao próximo FESTA!

Parceiros