Portugaltunas - Tunas de Portugal

Em Linha com....Nuno Pinto, antigo Tuno
/5 ( votos)

Em Linha com....Nuno Pinto, antigo Tuno

A Perspectiva De Um Antigo Tuno Sobre A Actualidade Tuneril

Des vez fomos "ouvir" um antigo Tuno, afastado das lides, na circunstância o Nuno Pinto "Dani", antigo pandeireta da Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto. Uma perspectiva despreendida, de fora, mas sempre com alguma visão intimista de quem já esteve por dentro....

 

[ PortugalTunas]: Já faz uns anos valentes que não és Tuno activo, digamos assim. De que forma tens acompanhado o fenómeno? De perto, à distância ou ocasionalmente??


Infelizmente tenho acompanhado à distância.

 

 

Que percepção tens do que é hoje a Tuna? E comparando com a que tinhas no teu tempo de Tuno Activo?


Penso que não podemos estabelecer comparações. Tudo muda, no meu tempo entre 1996 e 2003, a realidade era outra, totalmente diferente da de hoje. Os amigos é que faziam a nossa Tuna. E será sempre deles que teremos saudades. Mas, de facto, parece-me que o fenómeno por tendência abrandou, já não se dá tanta importância à tradição académica. Parece-me que já não será tanto motivo de orgulho representar uma Universidade como era há 15 anos!


Achas que houve evolução ou pelo oposto, uma descaracterização do que entendes ser a Tuna?

 

Reforço a ideia que o proprio fenómeno teve necessariamente que se adaptar às mudanças sociais e económicas desta década. Ela não esta descaracterizada mas sim adequada ao dias de hoje.

 

 

Para ti a Tuna e a Praxe estão intimamente ligados? E achas que essa "intimidade" é genuína ou foi colocada por força dos acontecimentos no "boom" de fins dos anos 80/inícios 90?

 

Eu sempre entendia a praxe como educação. Se assim é então penso que tem obrigatoriamente que estar ligadas. Como sempre defendi, os excessos é que desvirtuam o fenómeno. A praxe fez-me aprender e isso não posso negar!


Sabias que está na calha um livro sobre o fenómeno Tuneril português que desmonta a relação entre a Tuna e a Praxe? E se o que sempre se disse for profundamente errado?

 

Sim sei, tenho ouvido qualquer coisa, e que acho até que tenho um grande amigo lá pelo meio!!!!

 

 

Que gostas mais, hoje de ver nas tunas? E menos? Porquê?

 

Gosto da tradição, detesto a falta de qualidade.


E que recordações te deixou o teu tempo como Tuno activo? queres partilhar as mesmas?

 

Essencialmente os amigos, são eles a base de tudo, tenho pena que a vida não nos permita mais proximidade, mas recordo todos eles com muito carinho e admiração.
Afinal, foram 7 anos de proximidades. Foi muito bom.....!

 

Parceiros