Portugaltunas - Tunas de Portugal

Em escuta..
/5 ( votos)

Em escuta.. "Trovas Soltas" e "Trilhos"

"Trovas Soltas" E "Trilhos" | Real Tunel Académico

Depois de 20 anos de história e um curriculum muito preenchido, o Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu, conta já com dois trabalhos discográficos: "Trovas soltas" lançado em 1998 e "Trilhos" em 2011.
 
O CD "Trovas Soltas" apresenta-nos melodias muito belas e bem construídas, com letras marcantes, a maioria delas a apelar à vida de tuno e à saudade, como "Nostalgia de um tuno", "Ondas de um fado sentido", "Trova nocturna", "Ansias de um tuno" e "Engano ao luar". Apresenta também um tema bastante emblemático "Tu gitana", tema este musicado por José Afonso.
 
O segundo trabalho discográfico, é basicamente um trabalho de homenagem à sua terra em temas como "Viseu, nobre cidade", "Estudante de Viseu", o "Medley Hino da tuna/Capas negras", "Homenagem a Hilário", e "Rua Escura, nº 43". Esta última é a homenagem à tasca "Boquinhas" situada na Rua Escura, sítio emblemático para a Academia e para as Tunas de Viseu, onde o Real Tunel nasceu em 1991. Temos ainda temas, com um profundo sentimento romântico, como "Procurei" e "Serenata a um anjo".
 
Este segundo trabalho é sem dúvida de uma qualidade superior ao primeiro, tanto a nível de gravação, como a nível de arranjos musicais e vocais. Nota-se que o trabalho vocal é muito mais preciso e diversificado, assim como a mistura de ritmos e de arranjos é também muito mais ousada, nomeadamente no instrumental original "Trilhos". Tudo isto, sem dúvida, fruto da evolução positiva dos vários anos de trabalho. Em vários pontos os dois CD's são semelhantes, desde o facto de apresentarem apenas músicas originais (com a excepção da música "Tu gitana"), até aos temas definidos nas várias canções, à própria semelhança de vozes. Tudo isto mostra que o rumo, e o espírito musical desta tuna, se manteve ao longo dos anos, sempre com uma identidade muito própria e bastante forte.
 
São, sem dúvida, duas obras que valem a pena ser "escutadas", dada a sua beleza a qualidade musical, pois....
 
 "Nem só de muito estudar, o curso terá valor, mas é também a cantar, que se chega a doutor..."

Parceiros