Portugaltunas - Tunas de Portugal

Em escuta...
/5 ( votos)

Em escuta... "Da Saudade"

"Da Saudade" | Mondeguinas

Após 19 anos de história, "o sonho ganhou vida", e as Mondeguinas lançaram o seu segundo CD, intitulado "Da Saudade". A apresentação ocorreu a 29 de Setembro de 2012 no café Santa Cruz, em Coimbra.
 
A capa do CD, é em tons cinzentos, cuja imagem principal é a foto da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, apresentando também outras imagens dos elementos da tuna. Muito simples, sóbria, mas muito bonita, perfeitamente de acordo com o espírito das "meninas do malmequer na orelha".
 
Conhecidas como as meninas das "vozes de anjo", as Mondeguinas fazem jus à alcunha, e apresentam-nos 12 temas muito ricos em minuciosos arranjos vocais, de grande qualidade. Quatro, das músicas do CD, são temas originais, muito bem escritos e musicados: "Mondeguinas", "Indignação", "Inês" e "Da Saudade". Os restantes temas demonstram a excelente característica desta tuna de preservar a música tradicional, e levam o nosso imaginário a uma viagem pela musicalidade tradicional de várias regiões do país. Desde as ilhas dos Açores no tema "São Gonçalo d'Amarante", à Madeira com "Ladrão", passando pela Beira Baixa em "Entrudo", "Cantiga Beirã" e "Senhora do Almortão"; e pelo Minho com "Farol do Montedor". Ainda inclui o conhecido "Hino dos Mineiros", tema bastante forte pela história que conta e pela tristeza que transmite; e um tema muito especial em português arcaico, "Não tragais borzeguis pretos", música de um autor anónimo do Século XVI.
 
Aconselhamos a todos a audição destes temas, são deveras muito bonitos e bem conseguidos. Esperemos que o próximo CD desta tuna, seja tão familiar e tão revelador quanto este.
 
 
"As Ninfas para mim cantaram, no ar ecoaram vozes cristalinas, gritaram no escuro da noite, nunca te esqueças das Mondeguinas..."

Parceiros