Portugaltunas - Tunas de Portugal

/5 ( votos)

"EM ESCUTA..."...

Tuna Universitária De Bragança - "Boémios E Trovadores" (2007)

"Boémios e Trovadores" é a terceira edição discográfica da Real Tuna Universitária de Bragança, lançada em Março de 2007. O nome do CD foi herdado do lema da RTUB, fundada em 1991, e espelha nestas duas palavras a essência desta tuna. Este CD mostra-nos que a RTUB, ao longo dos anos, sempre manteve a sua sonoridade dentro dos parâmetros mais tradicionais, ao contrário da maioria das tunas portuguesas que evoluiu na direcção oposta.

 

Todas as músicas que compõem o "Boémios e Trovadores" se baseiam numa musicalidade bela que fica no ouvido à primeira, sendo esta, no entanto, bastante simples a nível instrumental e vocal. O trabalho apresenta uma maioria de originais como "Noites presentes" (instrumental), "Caçador de Raposas", "Ver-te ao Luar", "O Sonho", "Manhãs ausentes" (instrumental), "Malefício do Copo", "Acredita podes crer", "Saudades da Tuna", "Há esperança de cá voltar" e "Fado do Até sempre". Todas estas músicas partilham os temas mais antigos e tradicionais cantados pelas tunas portuguesas, como as várias situações da vida de um estudante, a despedida da sua cidade amada e as belas serenatas dedicadas às donzelas.

Entre os restantes temas, encontramos várias músicas do panorama tradicional português ("Arre Burra" - tradicional do Minho, "Manel Ceguinho" - tradicional do Mogadouro, "Procissões" - tradicional do norte do País) e ainda "Venezuela", música tradicional venezuelana, muito comum no repertório das tunas ibéricas e da América Latina.

 

A última música do CD tem a participação especial dos Galandum Galundaina - grupo de música tradicional mirandesa. Chama-se "La çarandilheira" e é um tema tradicional de Miranda do Douro, cantado em Mirandês. Este tema apresenta uma qualidade musical superior a todos os outros e inclui outros instrumentos tradicionais mirandeses como a Sanfona, a Gaita-de-Foles, a Caixa Mirandesa e outras percussões da zona.

 

Aconselho a todos a audição deste trabalho, pois é deveras diferente da grande maioria das gravações tunantes a que já nos habituamos, além de nos trazer uma sonoridade muito portuguesa, muito genuína, típica dos Transmontanos e da grande cultura daquela região.

 

Parceiros