Portugaltunas - Tunas de Portugal

/5 ( votos)

"EM ESCUTA..."......

Azeituna | "Percursos" (2009)

"Percursos" é o sexto e o mais recente trabalho discográfico da Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho, editado em 2009. Com design e cores sóbrias na sua capa e no seu interior, esta obra destaca-se sobretudo pela colectânea e partilha com o público das músicas que têm composto o percurso da Azeituna desde a sua fundação: entre originais e adaptações, temas recentes e outros retirados do fundo do baú, este é um álbum que não deve ser perdido de vista, sobretudo pela diversidade.


A primeira música do CD, com o mesmo nome que dá título ao álbum, caracteriza-se por uma fusão entre a sonoridade da Azeituna e a de outras culturas com as quais a tuna contactou nas suas digressões ao longo destes anos de actividade. Um instrumental cheio de pequenos trechos e, seguramente, de histórias. Neste CD há ainda lugar para dois outros instrumentais: "Brejeiro" e "Luso-Galaico-Celta".

 

De entre os diferentes percursos que a Azeituna tem trilhado ao longo dos anos, o Brasil é um marco incontornável e com forte presença neste álbum: além do chorinho "Brejeiro", anteriormente referido, "Asa Branca", considerado por muitos como o segundo hino do Brasil, e uma música conhecida de portugueses e brasileiros, "Rancho Fundo", ilustram bem a influência desta sonoridade no seu repertório. No entanto, a Azeituna não esqueceu as raízes dos seus (muitos) caminhos percorridos, e apresenta nesta obra quatro músicas características da cidade e da região que a acolhe: "Suevos" (numa referência história a Bracara), "Caminho d´Agua" (em homenagem a um compositor bracarense, Firmino Neiva), "Adeus que me Vou Embora" (também em homenagem, mas desta vez a um minhoto conhecido de todos nós - António Variações) e a incontornável "As Sete Mulheres do Minho".

 

"Dá-me Lume", "Bairro do Oriente", "No Teu Poema" ou "Nini dos Meus 15 Anos", são alguns dos outros temas presentes neste álbum e muito conhecidos do público em geral. O CD traz ainda uma faixa oculta com três temas extras, dois deles de álbuns anteriormente gravados ("Noites de Ronda" e "Adeus Ó Braga") e outro gravado ao vivo no XII FITUA ("E Depois do Adeus"): outros percursos, agora relembrados.

 

De destacar, ainda, o libreto que acompanha os 19 temas deste álbum: além das tradicionais letras, agradecimentos e ficha técnica, em cada música é feita uma pequena descrição da história que a integra neste "Percursos", em português e inglês; cada letra traz os respectivos acordes e as páginas são ainda preenchidas por fotografias e pela cronologia das digressões.

 

Parceiros