Portugaltunas - Tunas de Portugal

Crónica Tunesca I (Janeiro 2009)
/5 ( votos)

Crónica Tunesca I (Janeiro 2009)

A Crónica Deste Mês, A Primeira Deste Ano, Não Pode Fugir Ao Acontecimento Que Marca Este Novo Ano Civil, E Este Frio Janeiro De 2009. O PortugalTunas Entrou Na Sua 3ª Versão.

A crónica deste mês, a primeira deste ano, não pode fugir ao acontecimento que marca este novo ano civil, e este frio Janeiro de 2009.

Com efeito, após uma longa, e desesperante, espera, as promessas cumpriram-se, finalmente, e o PortugalTunas, o nosso portal nacional das Tunas Universitárias, entrou na sua 3ª versão.

Após alguns dias off-line, reaparece, aos primeiros minutos do dia 17, com uma nova imagem que marca o virar desta nova página.
Falta ainda muito, muito mesmo, para que esta 3ª versão traga algo mais do que uma mudança visual, contudo era preciso criar novos alicerces, antes de edificar tudo o resto.
Pessoalmente, fazia já falta mudar a gasta estética da versão anterior, mesmo se não fiquei deslumbrado; aliás, no que concerne à skin (ao pano de fundo) não lhe empresto grande simpatia (não gostei), nomeadamente ao espaço exagerado que ocupa o logo “duska.design” e “netower”, mas isso será, certamente, o menos importante.

Já a aposta na imagem a acompanhar os artigos parece-me acertada e um avanço qualitativo que tardava em chegar.
Terei sido dos primeiros a visitar a nova versão, pois esperei pela abertura, tendo dado a volta ao site de forma rápida; demasiado rápida para quem expectava mais do que uma mudança de visual, depois de tanto tempo de espera (mais de 1 ano). Pouco mudou, ainda, quanto ao conteúdo, mas todos percebemos que as coisas terão de levar o seu tempo até se fazerem os upgrades e actualizações necessárias, dado que falta rodar a coisa. Falta muito mobiliário, mas já temos casa.
Pelo que conheço das pessoas envolvidas, estou certo que a direcção tomada se irá traduzir numa senda de sucesso e qualidade, de que o passo dado, agora, é apenas prenúncio, assim o esperamos, de mais e melhor.

O primeiro passo está dado, necessário que era a anteceder todos os demais que aí virão, no intuito de completar este 3º capítulo da vida do portal.
Regozijo-me com a chegada do “Ptunas 3”, parabenizo todos quantos lhe emprestaram o seu tempo e dedicação.

Continuam, contudo, alguns aspectos a precisar de atenção:

1- O Fórum deveria oferecer mais ferramentas, quer na edição de texto, quer na possibilidade de responder/citar a determinado post, dentro de um tópico. A arrumação por temas, como alertei inúmeras vezes, continua a ser um handicap em termos de arrumação.
2- Seria pertinente, tal como sucede noutros fóruns e espaços, poder aceder-se ao perfil de outros utilizadores (proveniência, mail de contacto, tuna a que pertence/pertenceu, nº de posts, data de registo, página pessoal…) facilitando o contacto/conhecimento entre as pessoas.
3- A 1ª página deveria possibilitar, caso fosse dividida, o visualizar do editorial. Neste aspecto, dividiria equitativamente a página entre as notícias e sinopses de outras rubricas (opinião, editorial….).
4- A pesquisa continua a não funcionar, tal como na versão anterior. Julgo importante, neste aspecto, pensar bem naquilo que poderá oferecer, de modo a que a pesquisa desejada obtenha resultados objectivos e não uma listagem confusa, como sucedia anteriormente (que obrigava a redundantes pesquisas de pesquisas). Se eu procurar por “baptismo de tuna”, que não apareçam 500 links de posts do fórum e 800 outros de notícias de certames e eventos (exageros à parte, a ideia é tornar prática, intuitiva e eficaz a pesquisa e obter um resultado satisfatório do assunto pesquisado).
5- O lado esquerdo do site está, quanto a mim, desaproveitado, mas certamente que poderá acolher algumas funcionalidades, à medida que a equipa for apetrechando o portal.

Estou curioso em saber como será gerido e organizado o espaço da biblioteca (que apartados serão criados, que tipo de documentos acolherá e em que formato…), dado que julgo ser, depois da componente informativa, o maior trunfo para que o PTunas assuma, com qualidade, a sua missão de formar (criando um repertório e repositório documental, ordenado, rico e diversificado).
Sugeriria, nesse particular, a criação de apartados tais como: hemeroteca tunante (artigos da imprensa e outros), audioteca, secção de cartazes de eventos, para além de outros onde se pudessem consultar documentos vários, fotos e links de interesse tunante.
Vamos, pois, esperar para ver.

O directório de tunas, parece-me não oferecer grandes dúvidas, pois será, mais coisa menos coisa, uma listagem das mesmas, só que, desta vez, obedecendo a um critério redactorial mais arguto e atento, segundo o avançado pelo Ptunas.

Não sabendo, ainda, quem fará parte da equipa mais alargada de colaboradores, estou convicto, mesmo assim, que quem quer que venha a assumir essa missão, trará qualidade e um dinamismo que, até agora, faltava.
Uma coisa me parece líquida: o portal será tanto mais rico, quanto os utilizadores lhe emprestarem o melhor de si.

Como em tudo, há coisas que agradam mais e outras menos, mas importa, acima de tudo, que o Ptunas seja lugar de encontro e partilha e possa, constantemente, actualizar-se e optimizar-se, com a colaboração de todos.
Um serviço público tunante que deve basear a sua sua acção na reciprocidade e ser factor de congregação da nossa comunidade tunante.

Endereço os meus votos de sucessos continuados à equipa administrativa, fazendo figas para que o Ptunas possa suprir as muitas expectativas criadas e continuar a ser ferramenta incontornável de formação e informação.

Parceiros