Portugaltunas - Tunas de Portugal

Capas Negras
/5 ( votos)

Capas Negras

Programa De Rádio Começa Nova Temporada

"Um programa sobre tunas, da responsabilidade da Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar, que "acontece" todos os Domingos das 20,30h às22h na Rádio Cidade de Tomar em 90.50FM"

O Capas Negras é um programa sobre tunas, da responsabilidade da Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar, que "acontece" todos os Domingos das 20,30h às 22h na Rádio Cidade de Tomar em 90.50FM,e para todo o mundo através da emissão on-line em http://www.radio.cidadetomar.pt

 O seu principal objectivo, para além de divulgar as actividades da Tuna Templária, é o de dar a conhecer ao público menos familiarizado com este "fenómeno" o trabalho desenvolvido pelas tunas portuguesas (e não só).

O que é uma tuna? Para que serve uma tuna? Que papel tem ela dentro da sociedade em que está inserida? São perguntas que tentamos responder em cada programa, quer através da divulgação dos trabalhos musicais que fomos e vamos adquirindo ao longo dos nossos 8 anos de existência, quer através de muitas entrevistas feitas a várias individualidades do mundo "tunante".
Inicialmente o programa era da responsabilidade de Miguel Dinis e João Maurício, antigos estudantes do Instituto Politécnico de Tomar, mas em 2001 surgiu então, após uma aparição da Templária no "éter" da RCT em que tocou "ao vivo" algumas das suas músicas mais conhecidas, a ideia de ser a própria tuna a gerir o CAPAS NEGRAS.

Uma brincadeira que dura até aos dias de hoje. Na nossa opinião o programa não é mais que um meio para que se FALE e se OUÇA Tunas, já que por vezes elas são tão mal vistas pela sociedade devido à sua irreverência, própria da juventude. Mas uma tuna é muito mais do que "copos e boa vida" como tantas vezes se diz. É uma escola de vida, em que se cultivam amizades e se trabalha pelo bem comum. Há horas e hora de ensaios, de trabalho e esforço pessoal em detrimento da família, namoradas e amigos, para podermos representar da melhor maneira as instituições e as cidades de onde somos oriundos, em festivais e encontros por todo o país e estrangeiro.

Tem sido ao longo deste tempo, uma experiência bastante positiva, em que para além de aprendermos a lidar com uma emissão de rádio em directo, com todos os seu problemas e contratempos, temos aprendido bastante com a troca de ideias e contacto com diferentes realidades tunantes, por esse mundo fora. A internet proporcionou o alargamento desse contacto, já que para além dos ouvintes habituais, temos recebido mensagens de apoio desde o Porto, Lisboa, Beja Algarve, Madeira, vários pontos de Espanha e América Latina.

Nesse sentido, o Capas Negras tem dado o seu humilde contributo para que se compreenda um pouco melhor este fenómeno que nós tanto amamos - as TUNAS.

Mail para contactos/ envio de músicas/divulgação de eventos: capasnegras.rct@gmail.com

Parceiros