Portugaltunas - Tunas de Portugal

Balanço do V EncanTunas
/5 ( votos)

Balanço do V EncanTunas

“Sirigaitas” Vencem Na Madeira

A Tuna D'Elas - Tuna Feminina da Universidade da Madeira, realizou o V Encantunas - Festival de Tunas Femininas da Madeira, que decorreu nos dias 24 a 26 de Abril, onde foram proporcionados às 3 tunas convidadas, diversas actividades.


Assim sendo, a Cidade do Funchal ficou mais bonita, nesta época em que se comemora a Festa-da-Flor, com a especial presença de magníficas flores vindas de 3 localidades distintas do país: TFUB - Tuna Feminina da Universidade de Beja; "Sirigaitas" - Tuna Feminina de Farmácia da Universidade do Porto; e Gatuna - Tuna Feminina Universitária do Minho.


A festa começou com uma, já habitual, ilustre recepção no salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, presidida pelo Exmos. Presidente e Vereador do Município, seguido de um Pasacalles pelas ruas do Funchal, donde se destacam algumas intervenções acaloradas do público, em especial de turistas conterrâneos das respectivas tunas a concurso, chegando mesmo alguns a serem os próprios protagonistas no incentivo à angariação imediata de fundos monetários. Destaque também para a animação nocturna, que teve lugar no cais do Funchal (nas duas noites), onde as meninas foram desafiadas a realizar alguns jogos submetidos ao Tema do Festival: "Os Piratas".


O ponto alto do Festival, foi obviamente para o dia em que as tunas foram ao amplo palco do Centro de Congressos da Madeira, que atingiu uma lotação quase esgotada, estimando-se uma plateia com cerca de 450 pessoas, dando lugar a uma noite, que com certeza não poderia desapontar o público da "Pérola do Atlântico".

Com uma elevada qualidade de som e iluminação, como vem sendo tradição, a Tuna organizadora, Tuna D'Elas, abriu e encerrou o espectáculo com o nivel a que já habituou o público, actuando na sua primeira parte acompanhada da "Orquestra de Bandolins do G.C.E.A.", introduzindo-se todas as tunas com vídeos de apresentação, que incluíam variadas fotos das respectivas que iriam actuar.


Começou então o "concurso" a Gatuna - Tuna Feminina Universitária do Minho - com 18 meninas em palco, que fizeram a sua estreia em palcos madeirenses, iniciando a sua actuação com a música "7 mulheres do Minho", que serviu para demonstrar uma bonita conjugação de vozes desta Tuna. Destacou-se a música popular "Pensando em ti", que puxou de imediato muitos aplausos durante a mesma, dando lugar ao brilho das suas 3 pandeiretas, seguindo-se uma música original que apelava ao bonito sentimento que é o "amor", onde a sensualidade das meninas foi sublinhada com comentários estrondosos, vindos da plateia por madeirenses, tais como "leva-me para casa!", gerando a risada total, onde até um bebé do público começou a tentar acompanhar o cantar das meninas...


A segunda Tuna a abrilhantar esta magnífica noite, vinha também do Norte do País: "Sirigaitas" - Tuna Feminina de Farmácia da Universidade do Porto. As 32 "Sirigaitas" começaram com "O Sonho" (nome da 1ª música), puxando pelas "gaitas" e pela buzina do "Tractor amarelo", música que abriu alas para as 5 magníficas pandeiretas e estandarte. Os estandartes das "Sirigaitas" conseguiram o seu maior realce durante o instrumental. Brindando a plateia com um F.R.A , com o "Bailinho da Madeira" integrado, seguindo-se uma engraçada letra e coreografia da música "Adolfo Dias" e com o tema "Pilinha" para a saída.


Finalmente, a TFUB - Tuna Feminina da Universidade de Beja, começou por "beijar" os madeirenses, por entremédio da "Mariana Campaniça", música cantada "à capela" com aquele típico toque alentejano (mais precisamente da localidade de Castro Verde). Com um vasto repertório tradicional e original, conseguimos visitar a "Feira de Castro" (2º tema) e ouvir um belo "fadinho" de Amália Rodrigues (sendo este segundo tema cantado a solo), sublinhando-se a boa disposição em palco das 25 meninas, vindas de Beja.


Por fim, antes do encerramento do "V EncanTunas" por parte da Tuna D'Elas, outras Tunas da Região Autónoma da Madeira, tiveram a sua breve presença "extra-concurso" em palco, pela seguinte ordem: Enfertuna - Tuna de Enfermagem da Madeira; Estudantina Académica da Madeira; e TUMa - Tuna Masculina da Universidade da Madeira. Alusivo ao tema os Piratas, houve a presença especial de um elemento convidado pela TUMa, um papagaio verde.


Ficaram então atribuídos os prémios deste festival, da seguinte forma:


- Melhor Pasacalles: TFUB - Tuna Feminina Universitária de Beja
- Melhor Estandarte: Sirigaitas - Tuna Feminina de Farmácia da Universidade do Porto
- Melhor Pandeireta: Gatuna - Tuna Feminina Universitária do Minho
- Melhor Solista: Gatuna - Tuna Feminina Universitária do Minho
- Melhor Original (prémio atribuído pela 1ª vez): Gatuna - Tuna Feminina Universitária do Minho
- Melhor Instrumental: Gatuna - Tuna Feminina Universitária do Minho
- Tuna Mais Tuna: TFUB - Tuna Feminina Universitária de Beja
- Melhor Tuna: Sirigaitas - Tuna Feminina de Farmácia da Universidade do Porto


Parabéns à organização "Tuna D'Elas" e a todos aqueles que participaram e colaboraram para a realização deste magnífico evento. Até ao VI EncanTunas!

Parceiros