19 anos. 6935 dias.

11-03-2022

19 anos. 6935 dias.
19 anos. 6935 dias.


O PortugalTunas caminha, a passos largos, para as duas décadas online.


Como em tudo na vida, com momentos de vários tipos, uns melhores, outros nem por isso. Faz parte de quem tem lastro, percurso, história e histórias para contar. Não somos, por tal, produto de um momento, fruta de época - "covidiana" ou outra - nem tendência de moda. Não somos «influencers» nem doutrinadores - seja lá isso o que for - nem apenas um canal de streaming ou apenas um mero portal. Não temos becas ou símbolos para alardear nem prémios para adornar vitrinas: Não é a suntuosidade a nossa missão - até porque há quem se preste bem melhor a tal folclórico papel - no que configura uma clara por óbvia e saudável segmentação de mercado.


19 anos. 6935 dias.

E sem - para infortúnio apenas nosso -  qualquer tipo ou espécie de concorrência global, mesmo que pontualmente, em tempos idos e não idos, tenha havido quem se lançasse - e bem, referimos - às turvas águas da informação e formação tuneril com a dimensão, escala, alcance e força que o PortugalTunas - sem falsa modéstia - detêm. Entre projectos sérios, mesmo que sectoriais e específicos de alto valor informativo e formativo, e outros que não passaram e/ou passam de uma reacção pontual com motivação dúbia ou até mesmo comezinhamente pessoal (e que depressa caíram e cairão no olvido) nas várias plataformas online existentes, o PortugalTunas cá está. 
 
 

19 anos. 6935 dias.

Cá está, após 4 versões do portal. A quarta, a actual, estará também a caminho do seu final - e depois de "sofrer" o efeito evidente das redes sociais, que previmos e com o qual soubemos lidar - para dar lugar a uma 5ª versão que será - breaking news, como sói dizer-se por estes dias... - apresentada aquando das comemorações dos vinte anos do PortugalTunas. Passamos pelo advento do Hi5 e outras quejandas, pela explosão do FB e depois do Instagram. Entretanto, pelo pontual streaming a que a pandemia nos obrigou, onde fomos pioneiros e deixamos marca indelével para o futuro, informação de qualidade, fiável, realista e acima de tudo, confiável por verdadeira. Fomos - como sempre - o primado do realismo tuneril contra o romanticismo negacionista que ainda grassa aqui e ali. Modificamos o nosso percurso quando a tal a verdade nos obrigou, num acto que apenas nos enobrece. Demos voz a muitos e muitas. E chegamos aos dias de hoje. 


19 anos. 6935 dias.

A caminho do vigésimo ano editorial. Com uma equipa que oscila a veterania com a frescura que a gente nova oferece, num misto de responsabilidade e audácia que tanto nos caracteriza. A caminho de uma nova versão do portal, mais condizente com os dias de hoje, on o less is more será mote imperativo, bem como a óbvia interconexão com as redes sociais. As parcerias estratégicas como o Tuna.Es e a Academia de História da Tuna apresentam-se como vectores de reforço da nossa missão, além dos tradicionais parceiros em razão de matéria e com quem colaboramos desde há muito. Estamos na charneira dos inquéritos online, bem como potenciais propostas a terceiras entidades nacionais ou internacionais, sobre temas que interessam à comunidade nacional e não só, numa autonomia sacrossanta da qual não abdicamos  - mesmo que haja um azoado ou dois que achem o oposto e o excretam online para a sua micro-plateia de ocasião, "curiosamente" os mesmos de quem se continua sem ler uma única linha escrita sobre a Tuna e a sua realidade histórica, social e cultural, antes sim, um imenso mar de "opinologia" que apenas causa vergonha alheia - num tempo onde a informação tuneril existe, está patente, publicada, online, de fácil leitura.


A vertente que a PortugaltunasTV nos ofereceu em tempos de pandemia, mormente a interrupção, não está desconectada do que será o PortugalTunas XXI, além do repositório audiovisual histórico único em toda a www que, naturalmente, guarda. Nova gente que já cá está, a par connosco, oferecendo o seu contributo, terá papel mais premente, numa escola que já é, ela mesma, tradição dentro do PortugalTunas.

Entretanto continuamos a nossa missão de sempre, tranquilamente.

Ao que parece, temos motivos para estar orgulhosos destes 19 anos, destes 6935 dias. 

Em breve contaremos mais sobre o que será o PortugalTunas XXI....


RT