Portugaltunas - Tunas de Portugal

A Tuna e a Universidade do Século XXI
/5 ( votos)

A Tuna e a Universidade do Século XXI

Um Exemplo Raro De Bipolaridade...

Vagueando uma vez mais por terras espanholas e esgravatando mais concretamente na página web da Universidad de Alcalá de Henares encontrei algo bastante curioso e pertinente face aos tempos modernos, quiçá um exemplo raro de bipolaridade entre dois pontos que, aparentemente, parecem equidistantes mas que como se comprova aqui, podem ser antes complementares e de mútuo interesse. Passo a explicar.


A própria Universidade de Alcalá de Henares proporciona 9 créditos de livre eleição pela participação anual activa dos seus estudantes na....Tuna.

Ou seja, para se obterem os referidos créditos de Libre Elección devem os alunos integrantes da Tuna assistir a pelo menos 80% das actividades descritas - Cursos de Aprendizaje de instrumento y voz; Ensayos colectivos de preparación de repertorio ; Ponencias y cursos monográficos sobre instrumentos musicales, estilos musicales o sobre aspectos específicos de la Tuna; Intensivo de fin de semana; Muestras y audiciones; Actuación de fin de curso - levando-se para tal um exaustivo controle de frequência dos seus componentes.


Em suma, atribuí-se créditos a quem...pertencer à Tuna de facto e de forma constante, ponto período.


Ou seja, a Universidade de Alcalá de Henares patrocina a sua Tuna de forma objectiva e actual, face ao contexto universitário dos dias de hoje e por sua vez, a Tuna serve os interesses representativos e culturais da mesma Universidade possibilitando aos seus alunos a hipótese de obtenção de créditos, logo, tornando a Tuna mais aliciante. Assim, combate-se por um lado a falta de novos elementos na Tuna, cativando-os de forma clara e objectiva e por outro, insere-se a Tuna definitivamente na órbita da própria vivência universitária, reconhecendo-a como parceira cultural de importância inequívoca para a formação extra-curricular dos seus estudantes.


Parece-me uma forma absolutamente vanguardista e inovadora - para lá de inteligente - de alinhar interesses que ao fim e ao cabo são mútuos, entre a Tuna e a Universidade, usando a Tuna de boa fé para potenciar a imagem exterior da Universidade e esta ultima é usada de boa fé para fomentar o crescimento da Tuna em si mesma, numa solução que serve todos os interesses em causa.


Numa época em que por cá - tal como por lá - o estudante universitário cada vez menos tem disponibilidade para actividades extra-curriculares, para lá de Bolonha com tudo o que a mesma acarreta, esta solução integrada é uma hipótese altamente viável para potenciar o ingresso de novos Tunos pois não se resume a atribuir créditos mas em contraponto requer permanência constante na Tuna por força de actividades e regras claramente definidas à partida que afastam falsas motivações para aceder à Tuna.


À Superior Inteligência das Tunas nacionais mas principalmente à Atenção particular dos Altos Dirigentes das Universidades portuguesas.....e uma vez mais, os espanhoís estão "muito à frente"...

Parceiros