Portugaltunas - Tunas de Portugal

A Aventura do V Centenário...
/5 ( votos)

A Aventura do V Centenário...

A Grandiosidade E A Perenidade De Uma Cultura Acabam Sempre Por Se Manifestar De Forma Inequívoca E Indelével A Dado Momento....

De facto, a grandiosidade e a perenidade de uma cultura acabam sempre por se manifestar de forma inequívoca e indelével a dado momento. Santiago de Compostela a dado passo tomou como "sua" a cultura Tunante e andou desde então a par e passo com essa mesma cultura Tunante, acarinhando-a na mesma medida da sua grandiosidade. La Casa de la Troya já no "Aventuras" tipificada é uma das muitas provas perenes dessa precisa importância que Santiago e a sua Universidade emprestam desde sempre.

Entre os dias 22 e 25 de Novembro de 1995 a Universidade de Santiago prestou homenagem à cultura Tunante organizando, por intermédio de todas as suas Tunas activas então - aquele que terá sido muito provavelmente o maior certame de Tunas alguma vez realizado e no âmbito das comemorações do seu quinto centenário.

Como diz o prospecto do evento, "as comemorações não seriam completas sem um espaço dedicado a uma das mais tradicionais e coloridas formas de associativismo estudantil" e a mesma levou às ruas de Santiago quase um milhar de Tunos oriundos de vários pontos cardeais de Espanha, Portugal e Holanda, sendo que se dividiu por duas eliminatórias preliminares e depois a final composta pelas 8 Tunas seleccionadas nas duas eliminatórias anteriores. Mas o importante é que ao largo desses 3 dias Fonseca, a velha Fonseca, não ficou nem triste e muito menos "sola" como diz aquela famosa canção, tamanha a festa, colorido e tradição que se abateu nesta peculiar cidade Galega.

Participaram então as seguintes Tunas (e atente-se à época e à qualidade das mesmas): Magistério de Sevilha, Medicina de Murcia, Distrito de Granada, Estudantina de Coimbra, Veterinária de Lugo, Arquitectura da Corunha, Obras Públicas de Burgos, Universitária de Vigo, Ciudad de Luz Eindhoven, Direito de La Laguna, Universitária do Porto, Farmácia de La Laguna, Aparejadores de La Laguna, Medicina de Cádiz, Medicina de La Laguna, Universitária de Deusto, Feminina de Zaragoza, Feminina de Valência, Direito de Pamplona, Direito de Murcia, Industriales de Gijón, Direito de Alicante, Distrito de Las Palmas e Universitária de Barcelona. Organizaram a Tuna Compostelhana, Medicina, Direito, Farmácia e Tuñina, todas de Santiago.

Este cartaz foi - e ainda hoje seria - absolutamente ímpar em toda a história dos certames alguma vez ocorridos (sendo que por exemplo nele se encontram 6 Tunas que já venceram pelo menos e contabilizando "por alto" umas 11 edições do FITU Cidade do Porto - algumas repetiram o 1º premio - bem como outras (poucas) que literalmente já não existem, sendo curioso destacar o facto de que a maioria ainda se encontra de boa e/ou excelente saúde tunante. A 3ª classificada então foi a Tuna Universitária do Porto, a 2ª a Tuna de Deusto e a grande vencedora deste irrepetivel evento ficará para a história porque para lá do feito histórico, hoje a mesma não existe pelo menos em actividade, a Tuna de Ingenieros Industriales de Gijón.

Fica o detalhe histórico pela grandiosidade, envolvência entre Tunas e sociedade local, carácter, cenário natural e acima de tudo, pela exclusividade do mesmo pois de lá para cá - e já lá vão 14 anos... - nada de parecido ocorreu nem em Santiago nem em parte alguma. Talvez por estes mesmo factos este evento passe quase despercebido no historiar da Tuna; seguramente por isso merece este evento uma "Aventura" a ele dedicado.


Post Scriptum: Fica o desafio dirigido a alguma vetusta Academia. Para quando algo pelo menos parecido? Sempre é uma excelente forma de fugir ao tipico Sábado à noite de palco tunante sempre quentinho.....

Parceiros