Portugaltunas - Tunas de Portugal

9.º Politunas
/5 ( votos)

9.º Politunas

Organização: Ma'ESTIG'ama Tuna

Realizou-se no passado dia 17 de Abril a 9.ª do Festival Politunas, desde sempre organizado pela Ma'ESTIG'ama Tuna - Tuna Académica Masculina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja.

Este ano foram convidadas:

- BAGATUNA - Tuna Masculina da Escola Superior de Desporto de Rio Maior;
- TUALLE - Tuna Universitária Afonsina de Loulé e
- TUSÓFONA - Real Tuna Lusófona

Apresentaram-se ainda extra-concurso:

- TFUB - Tuna Feminina Universitária de Beja e
- Ma'ESTIG'ama Tuna Tuna Académica Masculina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja, enquanto tuna organizadora.



Infelizmente e pelos piores motivos, apenas 2 tunas se apresentaram a concurso, já que fomos informados na manhã do espectáculo de uma grande infelicidade dos nossos amigos da BAGATUNA, que sofreram um acidente vindos de uma actuação em Leiria, onde capotaram o veículo onde seguiam e de onde resultou a ida de 3 tunantes para o hospital em estado grave. Os nossos corações e as nossas preocupações estão com eles, já que ainda não tivemos mais notícias e não conseguimos falar com eles!

O festival este ano teve apenas um dia, mas as 'hostilidades' foram abertas logo na sexta-feira, dia em que todas as tunas tinham sido convidadas a estar em Beja para que no dia seguinte pudessem divertir-se sem o cansaço da viagem e assim tivemos um pequeno convívio no Parque da Cidade, onde se cantou e encantou! a noite acabou no centro da cidade para onde todos nos dirigimos já a noite ia longa!

O sábado, como já disse começou mal! Começou com a notícia da BAGATUNA... ainda assim e como manda a regra 'the show must go on' e depois de consultar os dois magister da TUALLE e TUSÓFONA, concordámos em alterar um pouco o plano, passando as Serenatas que deviam ter acontecido na escadaria do Museu para a noite, mesmo antes do festival em palco! E em boa hora o fizemos...

O 'pasacalles' começou pelas 14:00... académicas. Percorremos a zona comercial e histórica da cidade e muitos reclamaram que foi demasiado longe; descansem, o próximo será mais curto! Ainda assim, ninguém ficou indiferente à beleza das coreografias apresentadas e às belas vozes que deixaram em Beja um perfume no ar!

A noite ficou marcada por 2 actuações de luxo, que permitiram ao júri uma acalorada discussão para a atribuição dos prémios!

Começaram as serenatas no átrio do edifício da direcção do IPBeja e prosseguimos para palco onde entrou em primeiro lugar a TFUB, a demonstrar que em Beja se faz boa música e foram seguidas pela TUALLE que fizeram a actuação necessária para que o público se rendesse a seus pés! Intervalo aproveitado para retemperar as vozes e as gargantas com algúm daquele néctar dos deuses, abriu a segunda parte a TUSÓFONA e que dizer... a casa quase veio abaixo! Como é tradicional nestas andanças fechou a Ma'ESTIG'ama Tuna, com algumas músicas de entre novas e outras do baú das recordações e entregámos os prémios aos merecidos vencedores, que foram:

- Melhor Pandeireta: TUALLE
- Melhor Porta-Estandarte: TUALLE
- Melhor Solista: TUSÓFONA
- Melhor Serenata: TUSÓFONA
- Melhor Instrumental: TUALLE
- Melhor 'Pasacalles': TUSÓFONA
- Tuna Mais Tuna: TUSÓFONA
- Melhor Tuna: TUALLE

Resta-me agradecer a todos os que estiveram connosco, em pessoa ou em espírito e esperar que todos os presentes se tenham divertido neste nosso cantinho que é Beja e convidar-vos desde já para o 10.º Politunas...

Parceiros