Portugaltunas - Tunas de Portugal

10º CITADÃO
/5 ( votos)

10º CITADÃO

A Reportagem

10º CITADÃO anima Viseu

 

Nos dias 2 e 3 de Maio decorreu em Viseu a 10º edição do Certame Internacional de Tunas Académicas do Dão - CITADÃO, organizado pela TUNADÃO 1998, Tuna do Instituto Politécnico de Viseu.

Estiveram a concurso a Tuna Académica do IPCA - TAIPCA, a Tuna do Distrito Universitário do Porto - TDUP, a Tuna Universitis Scientarium Agrarium - TUSA, a Tuna Académica da Guarda, Copituna d'Oppidana e a Tuna Templária do IPT, mas foi a TAIPCA que se consagrou como vencedora do 10º citadão. Pedro Curval, magíster da TAIPCA, declarou que " vencer o festival é espetacular", acrescentando ainda que " não estávamos nada à espera. Fizemos o nosso melhor tal como todas as outras tunas fizeram o melhor delas".

O evento começou com a receção das tunas académicas vindas de vários pontos do país como Barcelos, Porto, Açores, Guarda e Tomar. Para o Tuno-Mestre da Tunadão 1998, Alexandre Figueiredo, "um dos grandes objetivos é que os tunos levem para as suas cidades vivências inesquecíveis desta que é a melhor cidade para se viver".

No dia 2, pelas 22 horas as tunas entraram pela primeira vez em palco na aula magna do IPV, com a noite de serenatas, após a atuação do Real Tunel Académico, tuna convidada pela TUNADÃO 1998. A tarde de dia 3 foi dedicada ao Passacalles, no qual as tunas percorreram e animaram as ruas de Viseu, começando no Rossio e com destino à Sé. A noite do mesmo dia contou com a participação da Infantuna que abriu o festival. No final das atuações, foram entregues os prémios, uns deliberados pelo júri e outros pela organização. O júri era constituído por entidades com experiência no mundo da música, teatro, cinema e televisão. Carlos Clara Gomes, diretor artístico da tuna organizadora do festival, foi o presidente do júri.

O júri deliberou:

Melhor Tuna: TAIPCA - Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
2ª Melhor Tuna: TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto.
Melhor Original: TAIPCA.
Melhor Instrumental: TAIPCA.
Melhor Solista: TDUP.
Melhor Pandeireta: Copituna d'Oppidana - Tuna Académica da Guarda.
Melhor Estandarte: TDUP.
Melhor Serenata: Copituna d'Oppidana.

Prémios atribuídos pela organização:

Tuna+Tuna: T.U.S.A. - Tuna Universitas Scientarium Agrariarum.
Melhor Passacalles: T.U.S.A.

O júri foi composto por:
Carlos Clara Gomes (Presidente do júri);
Renato Santos;
Fernando Carvalho;
Dionísio Vila Maior;
Patrícia Duarte.

 Link da Reportagem :
http://jornaleline.wix.com/citadao

 

Parceiros